Topo

Acusado de racismo no BaVi, Trelléz posta foto de "pai rasta" e se desculpa

Santiago Trelléz posta foto com pai negro no Instagram: "orgulho de ser preto" - Reprodução/Instagram
Santiago Trelléz posta foto com pai negro no Instagram: "orgulho de ser preto" Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em Recife

23/10/2017 12h08

Após o Vitória divulgar vídeo em que o atacante Santiago Trelléz, acusado pelo volante Renê Júnior de tê-lo chamado de "macaco" no BaVi, se desculpa e nega a ofensa racista, foi a vez do próprio colombiano vir a público falar sobre o tema. 

Ele voltou a desculpar pelo que pode ter sido "interpretado de forma diferente" e afirmou "ter orgulho de ser negro". O texto foi postado ao lado de uma foto de Trelléz com seu pai, "negro e rastafári" conforme ele havia destacado no vídeo divulgado no domingo (22) à noite pelo Vitória. 

"Sou filho de um homem negro, o que faz de mim um negro também. Cresci vendo meu pai passar por situações ruins no futebol e nunca me imaginei sendo personagem de algo assim, muito menos com meus colegas de profissão. Na emoção da partida, existem discussões, todos queremos ganhar. Se de alguma forma a emoção tomou conta de mim, e o que eu disse foi interpretado de um modo diferente, eu peço desculpas. Fui ensinado desde crianças que somos todos iguais. Eu tenho orgulho de ser negro e não tem ninguém que eu admire mais na vida que meu pai, que também é negro", escreveu o atacante colombiano no Instagram. 

Após a derrota no fim do Vitória por 2 a 1 contra o Bahia, que colocou o Leão baiano de volta na zona de rebaixamento, o atacante já havia assumido tom semelhante em vídeo divulgado pelo clube rubro-negro. 

“Quero falar sobre aquilo que aconteceu no jogo de hoje. A gente falou muitas coisas. Ele me xingou, eu xinguei. Em nenhum momento, eu quis ofender. Se ofendi ele [Renê Júnior], peço desculpas. Ele [Renê Júnior] é brasileiro, da Bahia, e também queria falar que não chamaria ele de como se está falando. Primeiro, porque eu sou preto. Segundo, [porque] meu pai é preto, ele é rastafári. Em minha família temos muitos pretos. Eu amo ser preto", afirmou Tréllez na ocasião. 

O caso

Após a vitória por 2 a 1 do Bahia no BaVi, Renê Júnior deixou o campo muito irritado. Ele se queixou de ter sido chamado de "macaco" por Santiago Tréllez. Na saída do gramado, chegou a ser acompanhado por outros jogadores da equipe rubro-negra que tentaram acalmá-lo.

"O que aconteceu é inadmissível no mundo de hoje, no século que vivemos, mas eu sou maior que isso aí. Não é qualquer palavra que vai me colocar para baixo. Eu queria que eu, meus filhos, e todos os outros negros, fôssemos julgados pela personalidade, e não pela cor da pele", afirmou depois o volante do Bahia, em entrevista coletiva.

Apesar do ocorrido, ele disse que não irá denunciar o atacante do por racismo. "Não vou dar queixa, não. Eu sou maior que isso aí. Para mim, a maior punição vem de Deus.”

Renê Júnior também declarou que o próprio Tréllez pediu desculpas ainda em campo e que outros jogadores do Vitória foram solidários. "Teve mais jogador do Vitória que veio me perguntar o que aconteceu, outros que viram me pediram para não denunciar. Ele próprio me pediu desculpas depois, mas foi o que eu falei, eu sou maior que isso tudo. Bola para frente."

"Tenho muito orgulho da minha raça, da minha história, de onde eu vim. Não é qualquer palavra que vai me colocar para baixo”, concluiu o volante do Bahia, um dos destaques da equipe na competição.