Topo

Crise e educação: pior time da Espanha só perdeu, mas agradece adversários

Recém-chegado à terceira divisão espanhola, o Peña Sport perdeu os 11 jogos que disputou - Divulgação
Recém-chegado à terceira divisão espanhola, o Peña Sport perdeu os 11 jogos que disputou Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

01/11/2017 04h00

Subir de divisão no Campeonato Espanhol não é fácil, mas disputar um nível mais elevado pode ser ainda mais difícil. É o que a trajetória do Peña Sport na terceira divisão tem mostrado. Em 11 rodadas jogadas até agora, a equipe da cidade de Tafalla não somou nenhum ponto. Foi derrota seguida de derrota.

Fora de campo, no entanto, a postura do clube não deixa a crise em relação aos resultados afetar seu comportamento. O Peña Sport faz questão de saudar seus adversários antes dos jogos e enviar um agradecimento público depois, independentemente do placar.

Foi assim, pelo menos, depois das partidas contra Barakaldo, Leioa e Racing Santander. O Peña perdeu esses jogos por 2 a 0, 3 a 0 e 2 a 0, respectivamente, e cumprimentou os rivais pelo bom tratamento que recebeu nos estádios dos rivais. Uma demonstração simples de fair play, mas geralmente rara no futebol profissional.

Agradecimentos do Peña Sport a seus adversários na Espanha - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Peña agradece rivais por ser bem recebido e costuma desejar sorte nos próximos jogos
Imagem: Reprodução/Twitter

Integrante do grupo 2 da terceira divisão, o Peña Sport está sozinho na lanterna sem ter sequer arrancado um empate. Fez só três gols e sofreu 24. Mais que isso, é o pior time se consideradas as três principais divisões do Espanhol. Nenhuma outra equipe amargou sequência tão grande de derrotas neste início de temporada.

Como acontece em muitos mercados, o técnico não resistiu. Depois da décima rodada, David Ruiz foi demitido. Nas redes sociais, o clube classificou a decisão de dispensá-lo como “muito difícil” e o agradeceu pelos serviços prestados. E o tom não foi de ironia, mas de cordialidade.

Em seu lugar foi contratado Rodrigo González, de 35 anos e ex-auxiliar-técnico do Estoril, da primeira divisão portuguesa. Em sua estreia, porém, nada mudou: o Peña Sport visitou o Barakaldo e perdeu novamente. A partida estava empatada até os 13min do segundo tempo, mas dois gols em três minutos determinaram a 11ª derrota em 11 rodadas.

Os resultados negativos não param, assim como as gentilezas. Mas a torcida deve estar com saudade de comemorar uma vitória.