Topo

Elano promove "novo Neymar" para treino nesta quarta e fala em volta de DNA

Atacante Rodrygo é destaque das categorias de base do Santos desde os 11 anos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC
Atacante Rodrygo é destaque das categorias de base do Santos desde os 11 anos Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/ Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

01/11/2017 15h49

O técnico interino do Santos, Elano, concedeu nesta quarta-feira, no CT Rei Pelé, a sua primeira entrevista como comandante do time após a queda do técnico Levir Culpi. O ex-meia foi bastante transparente em suas respostas. Apesar de elogiar a “gestão” de seu antecessor, ele disse que trabalhará para devolver ao Santos a sua característica técnica e tática, conhecida na Vila Belmiro como “DNA ofensivo”.

“É difícil eu falar do trabalho dos outros. Às vezes caem cargas sobre mim que eu nem tenho a ver. Sou funcionário e sempre me coloco à disposição. Quero fazer o melhor para o torcedor sempre. Torcedor joga, muitas vezes viaja... Estou à frente para colaborar e ajudar eles, que podem contar comigo. Tenho uma maneira de trabalhar. Tenho maneiras e pensamentos táticos, Santos tem a sua maneira, não com Levir ou Dorival, mas na sua história e DNA. Sempre deu certo e temos que voltar. Precisamos de vitória para ganhar títulos. Fico triste com algumas mentiras, mas está sendo uma semana fantástica com um grande objetivo e dificuldade, que é o Atlético-MG”, afirmou Elano.

Para voltar ao DNA ofensivo, Elano já tomou uma decisão radical. O treinador promoveu ao elenco profissional o atacante Rodrygo, atleta da equipe sub 17 do Santos e a “bola da vez” nos bastidores do clube para ser o “novo Neymar”. Elano confirmou que Rodrygo já participa do treinamento da tarde desta quarta-feira.

Além de Rodrygo, o ex-meia revelou que o atacante Yuri Alberto, também da equipe sub 17, já está integrado ao elenco profissional desde a última segunda-feira. No entanto, o centroavante não ficará a disposição para o jogo contra o Atlético-MG, neste sábado, na Vila Belmiro, pois realiza um trabalho de recondicionamento físico. Isso porque o “prata da casa” esteve com a seleção brasileira no Mundial da categoria na Índia. 

“Yuri está treinando há dois dias. Se reapresentou da seleção brasileira e tem déficit físico, sabemos como funciona na Seleção. Devido aos jogos e dificuldades, quando apresenta é bom ter um tempinho. Ele não vem para campo ainda, não está à disposição para o jogo. Rodrygo treina com a gente hoje. Dou valor para os meninos que estão com a gente, mas temos que gerar integração. Todos são importantes, do sub-11 ao 23. Todos são o Santos. Todos precisam estar integrados para servir ao profissional. Os dois atletas merecem experiência e bagagem no profissional para o futuro ou por que não agora? Comentamos de jogadores com 17 anos que foram campeões. Eles são importantes para o futuro do Santos”, disse.

Rodrygo e Yuri são tratados internamente como craques e levam o apelido de “novos raios”, como gostam de citar os santistas no clube, quando fazem alusão às revelações que se repetiram na Vila Belmiro: Pelé, Robinho e Neymar.

Rodrygo é atacante de beirada, tem características semelhantes a Neymar e Robinho. A nova joia santista se destaca pelo controle de bola, habilidade, “exagero” nos dribles, velocidade, assistências e faro de gol. Pedaladas e “canetas” nos adversários são constantes e, por isso, ele é comparado aos recentes craques do clube: Neymar e Robinho.

A revelação santista já foi bastante assediada por clubes europeus e, por isso, o Santos ofereceu um plano de carreira ao jogador. Cria do futsal do clube, Rodrygo foi o atleta mais jovem do alvinegro praiano a assinar contrato com a Nike, empresa de material esportivo. Ele fechou quando ainda tinha 11 anos, enquanto Neymar acertou com 13 anos.

Yuri, por sua vez, é camisa 9 e artilheiro da equipe sub-15. O atacante foi artilheiro do Campeonato Paulista, com mais de 30 gols. Segundo profissionais do clube, ele faz gol de todos os jeitos – de perna direita e esquerda. O porte físico, a velocidade e o faro de gols são bastante elogiados no clube.