Topo

Klebber Toledo se transforma para viver Danilo e revela 'vontade de chorar'

Cleomir Tavares / Divulgação
Imagem: Cleomir Tavares / Divulgação

Luiza Oliveira

Do UOL, em Chapecó (SC)

01/11/2017 04h00

O goleiro Danilo terá sua história eternizada nos cinemas. E o ator global Klebber Toledo terá a responsabilidade de viver o herói da Chapecoense que morreu no acidente aéreo no fim do ano passado. Ele vai passar por uma transformação para encarnar o personagem e revela a emoção de contar uma história tão emblemática.

O filme ‘Goleiro’ ainda está em fase de pré-produção, mas a previsão é que seja lançado no fim de 2018. A obra não vai ter como enfoque o trágico acidente, mas sim a história bibliográfica de Danilo desde o nascimento até o seu último dia de vida. Klebber ainda não mergulhou no personagem, mas está preparado para modificar sua aparência.

Ele terá de colocar lentes de contato para escurecer os olhos, cortar os cabelos e ganhar massa magra para representar o atleta no auge de sua forma física. Depois, ainda perderá muitos quilos para mostrar como ele era no início da carreira.

O ator conta que já leu o roteiro e estudou a fundo a história do herói da Chape. Agora, sua dedicação será total para falar como Danilo e incorporar o sotaque carregado do norte do Paraná. Ele também se preocupa em reproduzir fielmente os trejeitos do goleiro e alguns gestos que ele tinha, como o hábito de olhar para o céu e agradecer a Deus com os dedos apontados para cima.

Para isso, irá assistir a muitos vídeos e entrevistas do atleta e espera ainda passar uma temporada em Cianorte-PR e em Chapecó para conviver com os familiares mais próximos, como a mãe Ilaídes e a esposa Letícia, e conversar com as pessoas que o conheciam.

Ator Klebber Toledo interpretará o goleiro Danilo (Chapecoense) no cinema - Cleomir Tavares / Divulgação - Cleomir Tavares / Divulgação
Imagem: Cleomir Tavares / Divulgação

“Quando veio o convite, eu já tinha assistido muita coisa, lido muitas matérias, eu fui construindo. Parece que estou estudando para o personagem há muito mais tempo, me sinto próximo. A minha responsabilidade só aumenta, a responsabilidade de doar o coração, não de fazer um trabalho de ator, mas de me entregar como ser humano. Nesse momento, a técnica de interpretação é até deixada para trás, o mais importante é a entrega do Klebber como atleta de verdade, como ser humano. Eu falo que não é a gente que escolhe o personagem, o Danilo de alguma forma está comigo e me ajudou a fazer disso o melhor, vou dar o meu melhor, dar coração por ele”.

Klebber admite que os sentimentos até se misturam. “Ter a oportunidade de contar a história do Danilo é muita emoção. Eu estou meio confuso, com uma mistura. Ao mesmo tempo em que eu me emociono e tenho vontade de chorar, eu me emociono e quero ficar feliz. Ao mesmo tempo eu quero sair correndo e treinar. Eu já queria começar agora, mas a gente ainda está em fase de pré-produção, tenho tempo para isso”.

O diretor do filme, Thiago Di Mello, quis um ator diferente fisicamente de Danilo e acha que Klebber vai cumprir muito bem a missão. “Eu busquei o desafio de encontrar um ator que não fosse parecido com o Danilo, eu queria alguém que se transformasse. Os olhos azuis nós vamos mudar, ele já está sabendo. Ele vai trocar o olho, mexer no cabelo, esse é o desafio, alguém parecido seria clichê. Queria alguém que não tivesse muitas características e tivesse que se transformar, isso é poético”, disse.

O diretor revela que a primeira cena do filme será a mãe de Danilo, dona Ilaídes, indo para o hospital após a bolsa estourar. Ela passará por um parto complicado porque o cordão umbilical ficará enrolado no pescoço da criança. Após o procedimento bem sucedido, o médico revelará que ele será um jogador de futebol e, mais especificamente, um goleiro pela forma como a criança segurava o dedo dele.

O diretor explicou ainda que quer fazer do filme uma homenagem para a cidade. Por isso, o longa metragem será todo rodado em Chapecó e até os figurantes serão da cidade. Ele declarou ainda que destinar parte da renda para as famílias das vítimas do voo da LaMia.

Klebber Toledo posa ao lado de Dona Ilaídes, mãe do goleiro Danilo, morto em acidente em 2016 - Cleomir Tavares / Divulgação - Cleomir Tavares / Divulgação
Imagem: Cleomir Tavares / Divulgação