Time fracassa em campo, enterra clássico e perde até para equipe B do rival

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Camisas de Munique 1860 e Bayern de Munique II antes de jogo da 4ª divisão

    Camisas de Munique 1860 e Bayern de Munique II antes de jogo da 4ª divisão

É possível uma rivalidade histórica do futebol perder tanta força a ponto de beirar a piada ou o desinteresse? Na Alemanha, um exemplo mostra que sim e envolve o time mais poderoso do país atualmente, o Bayern de Munique. Isso porque seu rival histórico, o Munique 1860, amarga derrotas em campo e fora dele, culminando numa queda livre que o deixa cada vez mais distante.

Um dos fundadores da Bundesliga e campeão alemão em 1965/66, o Munique 1860 acostumou-se nas décadas seguintes a alternar entre a primeira e a segunda divisões. Mas depois de dez temporadas seguidas na elite, até 2004, o time caiu e não voltou mais.

Assim, os clássicos contra o Bayern se tornaram cada vez mais esporádicos, restritos a outros torneios. O último encontro entre eles, por exemplo, foi em 2008, quando o Bayern venceu com gol de Ribery pela Copa da Alemanha. Um breve suspiro de rivalidade dentro de campo.

Na última temporada, o Munique deu mais um passo vexatório em sua centenária história. Foi rebaixado à terceira divisão depois de ficar em antepenúltimo e perder o playoff do descenso. No jogo decisivo, mais de 60 mil pessoas foram à Allianz Arena empurrar a equipe e saíram frustrados.

A tristeza, no entanto, ficaria ainda maior dias depois, quando o maior acionista do clube, o bilionário jordaniano Hasan Abdullah Ismaik, anunciou que, por questões políticas, não pagaria o valor referente à licença para disputar a terceira divisão. Resultado: o time está agora na quarta divisão.

Mesmo assim, o destino deu uma pequena oportunidade para o Munique reviver um pouco da rivalidade histórica ao enfrentar o time B do Bayern pela quarta divisão.  Não era um duelo para encher sua torcida de orgulho, mas uma chance de ao menos superar o poderoso adversário novamente.

A favor do Munique estava o fato de a equipe liderar a classificação de seu grupo regional. Mas até na fase boa o clube sofre. Em campo, o Munique 1860 perdeu por 1 a 0 para o Bayern II, uma derrota mais dolorida que o normal.

O jogo foi disputado no estádio Grunwalder, antigo estádio que se tornou novamente a casa do clube depois que a Allianz Arena se tornou inviável para a realidade do Munique 1860. Realidade que, a cada ano, tem causado mais sofrimento em sua torcida.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos