Topo

Guerrero é pego no doping; remédio contra gripe seria a causa

Guerrero durante a partida entre Peru e Argentina pelas Eliminatórias - Marcos Brindicci/Reuters
Guerrero durante a partida entre Peru e Argentina pelas Eliminatórias Imagem: Marcos Brindicci/Reuters

Bruno Braz, Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/11/2017 14h30

O Flamengo e a seleção peruana poderão sofrer um grande baque em seus respectivos elencos. De acordo com a CBF, o atacante Guerrero foi flagrado no exame antidoping na partida entre Peru e a Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O motivo, de acordo com atleta e federação do Peru, seria o uso de um remédio para a gripe. Procurado pelo UOL Esporte, o Rubro-Negro alegou já saber dos rumores, mas ainda aguarda uma notificação oficial. 

A expectativa é que a contra prova do exame saia ainda nesta sexta-feira e a federação peruana irá se posicionar em breve. Já se sabe, no entanto, que a substância encontrada na urina do atacante pertence à classe "S6 estimulante" da lista de proibições da Agência Internacional Antidopin (Wada).

Responsável pela comissão de dopagem da CBF, Fernando Solera tem informações extraoficiais que podem confirmar o uso de um medicamento gripal. "Tenho uma informação extraoficial de que ele estava gripado e tomou um remédio para gripe", disse ao Sportv.

Apurações da reportagem dão conta de que Guerrero e federação peruana alegam o uso de um descongestionante nasal no período pré-jogo em Buenos Aires.

Solera informou também que esteve em contato com o Flamengo e já se sabe que a contaminação não partiu do clube carioca.

"Conversei com o Flamengo acerca do assunto e não chegamos a um denominador comum. Eu e Márcio Tannure (médico do Flamengo) não temos certeza de onde veio. Tive acesso ao prontuário médico do Flamengo e ele mostrou que não administrou nenhuma medicação que pudesse metabolizar e representar o S6 estimulante", disse.  

O profissional ressaltou ainda que a CBF só deverá receber o comunicado oficial na próxima segunda-feira (6), uma vez que a entidade está em regime de recesso por conta do feriado. Ele prefere ainda não classificar Guerrero como dopado:

"Não existe determinação de suspensão a partir de um RAA (resultado analítico adverso). Só é suspenso quando o presidente do tribunal determina, para que o processo corra e tenha oportunidade de se defender. Se o jogador conseguir mostrar que essa substância veio de uma injeção para tratar uma gripe, por exemplo, o presidente pode não suspender se entender que essa substância não foi utilizada com dolo. É prematuro dizer que temos o Guerrero dopado". 

Fifa confirma "caso em andamento"

Procurada pela reportagem, a Fifa informou que não comentará o assunto pois "o caso ainda está em andamento". A expectativa é que a entidade maior do futebol se pronuncie após a contra prova.

Por ora, sem notificações oficiais e contra prova, Guerrero está liberado para atuar na partida do fim de semana, contra o Grêmio, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro.

No entanto, caso se confirme o doping, o atleta deverá ser suspenso preventivamente de todas as atividades profissionais até que o caso seja julgado pelo Comitê Disciplinar da Fifa.

O camisa 9 do Flamengo e da seleção peruana só conseguiria escapar de uma suspensão preventiva caso a substância encontrada em sua urina seja da classe "especificada S6" - inclui medicamentos - na lista da Wada.

Guerrero se recuperava de um edema no músculo posterior da coxa esquerda que o deixou de fora dos últimos quatro jogos do Flamengo. Ele chegou a treinar na manhã desta sexta-feira no Ninho do Urubu e vivia a expectativa de ser relacionado para a partida deste domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre (RS), pelo Campeonato Brasileiro. 

A seleção peruana queria que Guerrero e o lateral esquerdo Trauco se apresentassem já nesta sexta-feira visando a partida pela repescagem da Copa do Mundo contra a Nova Zelândia, mas o Flamengo não os liberou alegando que ainda não estava no prazo da Fifa. Com isso, ficou combinado de que eles viajariam para Lima (PER) depois do jogo diante do Grêmio.