Topo

Conheça os irmãos brasileiros que fazem sucesso na base do City

Caio Carrieri/UOL
Imagem: Caio Carrieri/UOL

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

05/11/2017 04h00

No Manchester City, o talento do Brasil transcende a equipe principal, em ótima temporada com Gabriel Jesus, Ederson e cia. Nas categorias de base, dois brasileiros vivem a experiência de não só integrarem as equipes inferiores de um clube de renome, mas fazê-lo em uma das maiores potências do futebol mundial.

Os pequenos Tales, oito anos, e Luca, 12, sonham acordados. Goiana, a dupla se mudou com a família para Manchester em dezembro de 2016. A ideia dos pais, Juliana e Gustavo Kotscho, era proporcionar aos filhos a oportunidade de morar fora do país, conhecer outra cultura e aprender novo idioma. Coincidentemente, foi assim que o casal se conheceu em 1997, quando os dois moravam em Bournemouth, no sul da Inglaterra.

“Não viemos para cá para fazê-los jogadores de futebol, mas pelo desejo de proporcionar aos meninos essa vivência importante”, explica Gustavo ao UOL Esporte na sala de casa, no leste da cidade. “Só que a escolha pela cidade de Manchester foi inegavelmente pelo ambiente de futebol”, admite o pai da família apaixonada pelo Santos.

Gustavo aproveitou a venda das ações da multinacional em que trabalhava no Brasil para colocar em prática o plano de longa data. Em Goiânia, as crianças já se destacavam na base do Goiás. Em Manchester, não demorou muito para chamarem atenção.

A sorte também jogou a favor da garotada. Antes de assistirem a uma partida do City no estádio Etihad, poucas semanas após a mudança, eles aproveitaram para se divertir em uma estrutura que o clube monta em dia de jogos em casa para famílias no centro de treinamento, localizado no quarteirão ao lado da casa da equipe profissional. Enquanto jogavam futebol por lazer, os jovens se destacaram diante de um dos olheiros do clube presentes no ambiente.

Diferentemente do Brasil, na Inglaterra não existem testes formais em clubes para novos talentos. Os observadores dos times também são professores em escolas e, assim que avistam algum destaque nos torneios de bairro, recomendam para treinos com as equipes inferiores.

“Aqui eles sabem que nessa idade os meninos oscilam bastante, então os clubes mantêm os garotos e os observam por mais tempo”, esclarece o pai coruja, que ainda se orgulha do primogênito Nicolas, 14, goleiro da seleção dos colégios de Manchester.

No City desde fevereiro, Tales (ala-esquerda) e Luca (meia-atacante) foram aprovados nas primeiras seis semanas de análise e seguem em progresso constante. “O que aprenderam logo que chegaram foi a questão do cai-cai, que o árbitro só vai marcar a falta em último caso”.


Família Rooney por perto

Como estão à espera de um contrato de compromisso formal com o City, os meninos ainda podem participar em processos de análises em outros clubes. Tales, o caçula canhotinho, também agradou ao Manchester United, mas a coincidência nas datas dos treinos fez a família optar pelo lado azul da cidade. Desde setembro, Tales e Luca viajam 54 km uma vez por semana para treinar no tradicional Finch Farm, local de atividades do Everton, em Liverpool

No entanto, é no City que Tales tem como parceiro o filho do astro Wayne Rooney, ídolo do Manchester United e atualmente no Everton. O brasileiro compartilha com Kai Rooney a megaestrutura de R$ 865 milhões do City Football Academy, centro de treinamento de todos os times do clube, espalhados por 16 campos – as crianças fazem as atividades em um espaço coberto e climatizado para protegê-las do frio inglês.

“O Kai é simpático, conversa como se fosse filho de uma pessoa comum”, conta o canhotinho Tales.

Assim como o irmão, Luca esbanja simpatia e se comunica com uma clareza surpreendente com tão pouca idade. Os dois misturam português e inglês quando se expressam, mas o mais velho não se esquece de um amor que deixou no Brasil.

“Se eu virar jogador profissional, quero passar pelo menos dois anos no Santos, que é o time que eu torço”.