Com 20 jogos, G. Jesus entra no top 10 dos goleadores brasileiros do Inglês

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

  • Mike Egerton/PA

Em menos de um ano, Gabriel Jesus já está entre os dez maiores artilheiros brasileiros da história da Premier League, criada em 1992. Com 14 gols em 20 partidas, o atacante do Manchester City já ostenta o oitavo posto entre os goleadores.

O camisa 33 conquistou posições no ranking no domingo (05), quando fechou a conta na vitória por 3 a 1 sobre o Arsenal, ao sair do banco de reservas do Estádio Etihad. O jogador de 20 anos aproveitou passe de David Silva, em posição de impedimento, para isolar ainda mais o City na liderança do Campeonato Inglês. Após 11 rodadas, a vantagem passou a ser de oito pontos (31 a 23) para o Manchester United, segundo colocado que perdeu clássico para o Chelsea, por 1 a 0, em Londres.

"Fico feliz pelos números, mas não satisfeito. Não quero parar por aqui. Mais do que fazer gols, quero continuar ajudando a equipe de outras formas, porque quando a parte coletiva é bem-feita, o individual aparece naturalmente. Prezo muito isso e espero que continue assim", declarou ao UOL Esporte o vice-artilheiro do campeonato, empatado com Sterling, Lukaku, Morata e Salah – todos vazaram os goleiros rivais sete vezes cada, atrás apenas de Sérgio Agüero e Harry Kane, ambos com oito.

Jesus impressiona pelo número bem mais baixo de jogos (20) em comparação com os demais. Robinho é o mais próximo neste critério. No entanto, o atleta do City por um ano e meio, entre 2008 e 2010, precisou atuar mais do que o dobro de partidas (41) para balançar a rede tantas vezes quanto o pupilo de Pep Guardiola.

Philippe Coutinho, camisa 10 do Liverpool, encabeça os gols, com 36 em 143 confrontos. Roberto Firmino, também dos Reds, é o outro atacante da relação atualmente em atividade na Premier League. Aparece na terceira colocação – são 24 tentos em 77 exibições.

Firmino, Coutinho e Gabriel Jesus deixam a Premier League de lado nesta semana para representar a seleção brasileira. A delegação se prepara em Paris para o amistoso de sexta-feira contra o Japão, em Lille. Com problema muscular na coxa esquerda, Coutinho deve ser desfalque. Na próxima terça, novo teste para os comandados de Tite: o adversário será a Inglaterra, no lendário Wembley, em Londres.

O top 10 completo:
 
1)   Philippe Coutinho – 36 gols/143 jogos
2)   Juninho – 29 gols/125 jogos
3)   Roberto Firmino – 24 gols/77 jogos
4)   Oscar – 21 gols/131 jogos
5)   Willian – 19 gols/141 jogos
6)   Gilberto Silva – 17 gols/170 jogos
      Ramires – 17 gols/159 jogos
8)   Gabriel Jesus – 14 gols/20 jogos
       Robinho – 14 gols/41 jogos
       Elano – 14 gols/61 jogos
       Geovanni – 14 gols/79 jogos
       Fernandinho – 14 gols/142 jogos

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos