Topo

Oposição anuncia aliança em eleição que ameaça poder de Eurico no Vasco

Bruno Braz, Leo Burlá e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/11/2017 09h49

Passada metade da eleição do Vasco nesta terça-feira, Eurico Miranda e Julio Brant estão tecnicamente empatados na liderança segundo as pesquisas de boca de urna. O grupo político de Fernando Horta, terceiro colocado, abriu mão de candidatura por volta das 16h30 e declarou apoio a Brant.

"O importante é tirar a família Miranda do Vasco. Para os que vinham votar em mim, que venham agora e votem no Brant", declarou Horta.

Os militantes da chapa "Mudança com Segurança" agora se vestem e se auto-adesivam com as cores da "Frente Sempre Vasco Livre", de Julio e Alexandre Campello. 

A aliança começou a ser costurada nos corredores de São Januário após saírem as primeiras parciais das urnas. Tão logo ficou sabendo, Eurico Miranda procurou a imprensa para criticar a ação, mas seguiu otimista na vitória. 

A eleição presidencial do Vasco, que se iniciou pontualmente às 9h, teve um começo tranquilo. A rua General Almério de Moura, onde se situa o portão principal, foi tomada por panfletagens, bandeiras e muita boca de urna. Trios elétricos tocavam sambas-enredos dos candidatos. Os oposicionistas Fernando Horta e Julio Brant chegaram cedo e foram um dos primeiros a votar.

Filhos do atual presidente Eurico Miranda, Álvaro e Eurico Brandão, gerente da base e vice de futebol respectivamente, foram para o corpo a corpo com os eleitores e também ajudavam na logística do pleito.

Brant, seu vice Alexandre Campello, e Horta também conversaram com os sócios em clima amistoso.

Antes da abertura dos portões, uma grande fila se formou, mas o andamento, até o momento, é de tranquilidade.

Eurico Miranda já se encontra presente em São Januário e também já depositou o voto na urna.

Pequeno bate-boca

Um eleitor do candidato Fernando Horta teve um pequeno bate-boca com um dos fiscais da eleição. O argumento da pessoa que trabalhava no pleito era de que o sócio queria voltar para a urna para averiguar em quem tinha votado. Com a negativa, foi retirado por segurança do clube.

Edmundo chega para votar cercado por seguranças

Pouco depois de meio-dia, Edmundo chegou para votar cercado por seguranças da chapa "Frente Sempre Vasco Livre" e pediu votos para o candidato Julio Brant. Felipe e Pedrinho são aguardados por volta das 17h e também irão para o corpo a corpo com os sócios.

* Atualizada às 16h29