Topo

São Paulo fica perto de renovar concessão do CT até 2072

CT da Barra Funda completará 30 anos de uso em 2018 - Rubens Chiri/saopaulofc.net
CT da Barra Funda completará 30 anos de uso em 2018 Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Bruno Grossi e Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/11/2017 11h58

O São Paulo está perto de uma conquista importante. Em votação promovida pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, vereadores da capital paulista aprovaram uma extensão da concessão do terreno do CT da Barra Funda ao Tricolor de 40 para 90 anos. Resta agora uma segunda rodada de votos para encerrar o assunto.

Atualmente, o clube do Morumbi tem direito de ocupar o terreno localizado na Avenida Marquês de São Vicente, na Zona Oeste de São Paulo, até junho de 2022. O prazo foi definido em 8 de junho de 1982, pelo artigo 1º da Lei Municipal nº 9.479. Agora, em projeto de alteração de lei apresentado pelo vereador Eduardo Tuma (PSDB), os são-paulinos podem ter o CT até 2072.

A tentativa de alterar a lei tem como base "a importância de se garantir a continuidade das atividades fornecidas pelo clube, pelo seu caráter social, educacional, de lazer e cultural" e cita ainda "a concessão de áreas municipais ao Palmeiras e ao Corinthians por 90 (noventa) anos com a mesma finalidade".

A Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente e a Comissão de Educação, Cultura e Esportes demonstraram apoio às mudanças na lei, enquanto a Comissão de Finanças e Orçamento disse apenas que não tinha nada contra o projeto. Foi aberta, então, uma votação entre os vereadores. 

Foram apenas sete votos contrários à extensão da concessão do terreno do CT ao São Paulo: Soninha Francine (PPS), Toninho Vespoli (PSOL), Eduardo Matarazzo Suplicy (PT), Sâmia Bomfim (PSOL), Natalini (PV), Juliana Cardoso (PT) e Mario Covas Neto (PSDB). Antonio Donato, também do PT, preferiu a abstenção. 

O vereador Fabio Riva, do PSDB, presidiu a sessão e anunciou: "aprovado em primeira discussão, volta em segunda". Nessa segunda etapa de votação, haverá decisão definitiva sobre a alteração da lei. O resto do texto da lei de 1982 deve seguir inalterado, inclusive sobre a contrapartida de que os tricolores precisam abrir espaço para alunos da rede municipal de ensino. 

O São Paulo ganhou o terreno em 1982, mas só inaugurou o CT seis anos mais tarde. Na próxima temporada, o clube irá celebrar 30 anos da instalação no local e homenageou a data com o novo terceiro uniforme, lançado em outubro. A camisa, em cinza escuro, tem em marca d'água uma espécie de grades de escudos do Tricolor, como forma uma estrutura metálica em torno de um dos prédios do CT.