Topo

Ídolo argentino que enfrentou o São Paulo em 92 é internado em estado grave

Zamora tem 51 anos e está internado em Cochabamba - Divulgação/Real Potosí
Zamora tem 51 anos e está internado em Cochabamba Imagem: Divulgação/Real Potosí

Do UOL, em São Paulo

11/11/2017 11h17

Julio Zamora, ídolo do Newell's Old Boys, da Argentina, e vice-campeão da Copa Libertadores de 1992 diante do São Paulo, está internado em estado grave na Bolívia, onde trabalha como técnico do Real Potosí desde agosto. O ex-jogador passou mal com dores de cabeça no último domingo, durante uma partida do Campeonato Boliviano contra o Universitario, e precisou deixar o estádio. Nas últimas horas ele sofreu dois acidentes vasculares cerebrais (AVC) e teve piora sensível no quadro clínico. 

"A situação se complicou porque meu pai tem diabetes e porque aconteceram os "infartos cerebrais". Os médicos disseram que as próximas 48 ou 72 horas são chaves para sua recuperação. É delicado e nos resta esperar", disse Brayan Zamora, filho de Julio, à imprensa local.

De acordo com Brayan, seu pai já estava se sentindo mal antes da partida do último domingo, mas decidiu ir para o trabalho. No local, ele teve um aumento de pressão arterial que se somou ao calor da cidade e à altitude, o que piorou o quadro e o levou a ser internado na Clínica Aranjuez, de Cochabamba.

Apelidado de "El Negro" no futebol argentino, Julio Alberto Zamora teve três passagens de destaque pelo Newell's Old Boys, clube onde foi revelado, mas também defendeu River Plate e Platense no país, além de Sabadell, na Espanha, Cruz Azul, no México, e Jorge Wilstermann, na Bolívia. Ele também jogou pela seleção argentina e foi parte da conquista da Copa América de 1993, com Redondo, Batistuta, Simeone e Goycochea, sob o comando de Alfio Basile.

Zamora começou a carreira como treinador em 2002 e estava no Potosí há somente três meses. Ele tem 51 anos.