No estádio da final da Copa-2018, Argentina bate Rússia em amistoso

Do UOL, em São Paulo

Em amistoso disputado no estádio Luzhniki, que vai sediar a abertura e a final da Copa do Mundo de 2018, a Argentina derrotou a Rússia por 1 a 0, neste sábado (11), com um gol do atacante Agüero já no fim da partida.

Este foi o primeiro jogo no Luzhniki desde que foi fechado para uma reestruturação. A reforma durou quatro anos e custou cerca de US$ 450 milhões (R$ 1,5 bilhão). A arena, que tem capacidade para receber até 81 mil pessoas, é considerada a casa da seleção russa. Inaugurado em 1956, o estádio está bem diferente. Não há mais, por exemplo, a pista de atletismo. Agora, as arquibancadas ficam mais próximas do campo.

Maxim Shemetov/Reuters
O estádio Luzhniki, que vai receber a abertura e a final da Copa de 2018

Os argentinos, que contaram com Messi no time titular, não brilharam, mas dominaram a partida do início ao fim e criaram boas oportunidades de gol. Eles só não contavam com uma excelente participação do goleiro Akinfeev. Somente Agüero foi capaz de chegar às redes, embora Pavón estivesse impedido ao receber o passe para fazer o cruzamento (o árbitro deixou o jogo seguir). Já o time russo mostrou que tem muito o que melhorar até a Copa do Mundo. O goleiro da Argentina quase não foi exigido.

Superataque

O técnico Jorge Sampaoli escalou o seu ataque com um trio poderoso: Messi, Agüero e Di Maria. Os atacantes Dybala e Benedetto começaram a partida no banco de reservas. O jovem meia Giovani Lo Celso, de 21 anos, foi escalado entre os titulares.

Sergei Karpukhin/Reuters
Di Maria em uma finalização para a Argentina contra a Rússia

Russa bem servida... Só de goleiro

A torcida russa tomou as arquibancadas do Luzhniki, porém, em campo, quem se sentiu em casa foi a Argentina. O time comandado por Sampaoli dominou as ações. Somente no primeiro tempo foram três chances claras de gol. Na primeira, Di Maria recebeu passe de Messi e chutou cruzado, mas Akinfeev defendeu com os pés. Dois minutos depois, o goleiro voltou a aparecer bem numa finalização de Agüero. Aos 44 minutos, o atacante do Manchester City tentou de voleio, mas parou novamente em grande defesa de Akinfeev.

Ivan Sekretarev/AP Photo
Akinfeev faz uma defesa para a Rússia contra a Argentina

Por pouco

Aos três minutos do segundo tempo, Messi quase marcou um golaço. Ele recebeu um passe em profundidade e deu um toque sutil para encobrir o goleiro. Seria um golaço, mas Rausch conseguiu tirar, de cabeça, em cima da linha e evitou o gol. O atacante do Barcelona teve uma boa atuação.

Ivan Sekretarev/AP
Messi tenta uma jogada para a Argentina contra a Rússia

Finalmente

Depois de tanto tentar, a Argentina chegou ao gol da vitória aos 40 minutos do segundo tempo. Pavón, em posição de impedimento, recebeu um passe de Messi pela direita e cruzou para Agüero completar para o gol. A bola explodiu na defesa, mas, no rebote, o próprio Agüero, de cabeça, não perdoou.

Sergei Karpukhin/Reuters
Agüero comemora o gol da vitória da Argentina sobre a Rússia

Um brasileiro em campo

O lateral direito brasileiro Mário Fernandes começou a partida como titular pela Rússia – ele foi substituído no intervalo. O jogador de 27 anos se tornou cidadão russo de forma oficial em julho do ano passado. Em 2011, Fernandes chegou a ser convocado pelo técnico Mano Menezes para a seleção brasileira, mas não se apresentou. Ele começou a jogar pelo São Caetano e despontou no Grêmio. Em 2012, se transferiu para o CSKA Moscou, onde está até hoje.

Pavel Golovkin/AP
O lateral Mário Fernandes (esq.) tenta uma jogada para a Rússia contra a Argentina

Nova camisa

A seleção argentina estreou neste sábado o uniforme que vai utilizar na Copa de 2018. A camisa tem três listras grossas em azul celeste na parte frontal. No ombro conta com as tradicionais três listras da Adidas.

Kirill Kudryavtsev/AFP
O atacante Lionel Messi com a nova camisa da Argentina

Agenda

Tanto Rússia como Argentina terão amistosos na próxima terça-feira (14). Os russos vão enfrentar a Espanha, em São Petersburgo, enquanto os argentinos encaram a Nigéria, em Krasnodar, na Rússia.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos