Topo

Por que europeias República Tcheca e Croácia disputam Sul-Americano sub-15

A Argentina goleou a República Tcheca no Sul-Americano por 8 a 2 - Divulgação/Conmebol
A Argentina goleou a República Tcheca no Sul-Americano por 8 a 2 Imagem: Divulgação/Conmebol

Do UOL, em São Paulo

11/11/2017 04h00

Já imaginou a seleção brasileira entrando em campo por uma Eurocopa? A ideia parece impossível, mas o contrário acontece nos gramados da América do Sul. É no Campeonato Sul-Americano sub-15, que está em curso na Argentina.

A Colômbia entrará em campo neste sábado (11) contra a República Tcheca; o Brasil enfrentou a Croácia nesta sexta.

O que parecem confrontos de campeonatos mundiais ou amistosos são duelos da fase de grupos do Sul-Americano sub-15. Isso só foi possível, porque a Conmebol faz vários testes na competição, entre elas, a presença de seleções de fora do continente.

As duas seleções europeias foram convidadas pela entidade da América do Sul para duelarem com as outras 10 seleções do continente na disputa. Apesar de parecer algo inusitado, essa não é a primeira vez e não será a última que países de outros continentes podem disputar títulos sul-americanos.

O Japão, por exemplo, participou da Copa América de 1999 como seleção convidada. Podemos não reparar, mas em todas as edições da competição há dois países convidados, geralmente das Américas Central e do Norte. O México é a presença mais vista nesse tipo de disputa sul-americana.

Em dois anos, no Brasil, seleções de outros continentes desembarcarão para a disputa da Copa América. Além dos 10 sul-americanos, seis equipes serão convidadas, entre seleções das Américas do Norte e Central, Ásia e Europa.

Não é apenas a presença de seleções da Uefa as novidades do Sul-americano sub-15. A Conmebol também coloca em prática alguns testes relacionados às regras. O tempo de jogo é de 80 minutos, sendo dois tempos de 40 minutos cada; os times poderão fazer cinco substituições e o sistema de ‘exclusão temporária’ na qual o jogador é retirado de campo por 8 minutos em caso de algumas infrações específicas está sendo colocada em prática.