Topo

Portuguesa ganha, mas deixa Copa Paulista e fica 'sem divisão' em 2018

Divulgação/Ferroviária
Imagem: Divulgação/Ferroviária

Do UOL, em São Paulo

11/11/2017 20h54

O fundo do poço parece não ter fim para a Portuguesa. Neste sábado, a equipe até derrotou a Ferroviária por 1 a 0 na Fonte Luminosa, mas foi eliminada da Copa Paulista na semifinal depois de perder o jogo de ida por 2 a 0.

Com o resultado, o clube não conseguiu se classificar à Série D e estará fora de competições nacionais em 2018. A única esperança da Portuguesa seria vencer a Copa Paulista, que daria o direto à Lusa a escolher entre participar da Série D e da Copa do Brasil do próximo ano. Já a Ferroviária vai disputar a final do torneio contra a Inter de Limeira, que bateu o XV de Piracicaba nos pênaltis.

Depois de não dar nenhum chute na primeira etapa da partida, o técnico PC Gusmão deixou a equipe mais ofensiva, que correspondeu na segunda etapa. Aos 30 minutos, Guilherme Queiroz abriu o placar após falha do defensor Luan.

A equipe já havia decepcionado na Série D deste ano. A Lusa ficou na última posição do Grupo A13 e foi eliminada ainda na primeira fase do torneio nacional.

A queda livre da Portuguesa começou em 2013, depois que o clube foi rebaixado no Campeonato Brasileiro pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após a escalação irregular do meia Héverton. Desde então, a Lusa ficou na lanterna da Série B de 2014, caiu na Série C de 2016 e agora ficará 'sem divisão' para disputar em 2018.