Topo

Comparado a Ronaldo, Ceni exalta recomeço no Fortaleza: "É um desafio"

Marcel Rizzo/UOL Esporte
Imagem: Marcel Rizzo/UOL Esporte

Marcel Rizzo

Colaboração para o UOL, em Fortaleza

15/11/2017 17h09

Rogério Ceni foi apresentado nesta quarta-feira como novo técnico do Fortaleza. Em sua primeira entrevista coletiva, o comandante exaltou o desafio de retomar a carreira, após estrear na nova função pelo São Paulo, e não vê o fato de trabalhar na Série B nacional em 2018 como um retrocesso.

"Eu não vejo por que não vir para o Nordeste. As pessoas nos tratam muito bem por aqui. O time já se encontra em patamar elevado, mas o futebol é igual em todo lugar, desde que seja feito com amor e paixão. Temos aqui um orçamento menor, mas vamos trabalhar e trazer quem queira de fato vestir a camisa do Fortaleza. É um desafio que vou encarar com o maior carinho do mundo. É um desafio de retomada de carreira. E o desejo é de ficar o ano todo, desenvolver, aprender", disse.

"Será um ano de contrato e pretendemos cumprir esse contrato. Acho que pode, dadas as devidas proporções, ser comparar à chegada do Ronaldo (Fenômeno) ao Corinthians", disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, dando a Rogério Ceni a mesma importância no futebol que tem o ex-atacante da Seleção Brasileira.

Menos de cinco meses depois de ser dispensado pelo São Paulo, clube pelo qual estreou como treinador, Rogério Ceni foi anunciado pelo Fortaleza em 10 de novembro e virá acompanhado do auxiliar Nelson Simões, do supervisor técnico Charles Hembert e do preparador físico Danilo Augusto.

O contrato terá validade a partir de 2018, mas o ex-goleiro já trabalha na montagem do elenco, que entrará em pré-temporada a partir de 18 de dezembro.

Ao comentar sobre contratações, Ceni disse que o objetivo é fazer planejamento oposto ao que teve de passar em seus meses no São Paulo, e aproveitou para alfinetar o ex-clube. 

"Não vamos contratar 45 jogadores, quero trabalhar com 25 no máximo. Depende de investidores. (No São Paulo) Em seis meses, entre idas e vindas, foram 34 contratações e não deu muito certo", comparou. "A diferença é que aqui vamos montar um time, ou 70% do time. No São Paulo, tínhamos um time praticamente montado. Nós tínhamos um time que foi retirando peça por peça. Aqui nós vamos tentar trazer jogadores, e que eles estejam até o fim do campeonato", completou.

Com Ceni, o Fortaleza espera colocar em prática ações de marketing para atrair associados, tanto é que se referiu ao técnico como Mito nas redes sociais - apelido tradicional entre os torcedores do São Paulo.

Segundo apurou o UOL Esporte, Rogério fez algumas exigências para acertar com o clube, como melhorias nas academias e no gramado do CT. Ele pediu uma sala mais espaçosa e reservada do que os últimos técnicos da equipe tiveram, e o Fortaleza corre para resolver as pendências enquanto monta o elenco para o ano que vem.

O Fortaleza está garantido na Série B em 2018, ano do centenário do clube, e voltará a ter a companhia diária de Bosco, que foi seu reserva no Tricolor entre 2005 e 2011 e atualmente trabalha como preparador de goleiros dos cearenses.