Topo

Após definir acesso, Inter quer definir técnico e mira Abel e Roger

Abel Braga é o predileto da direção do Inter para 2018. Roger Machado o segundo na lista - Thiago Ribeiro/AGIF e Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Abel Braga é o predileto da direção do Inter para 2018. Roger Machado o segundo na lista Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF e Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Do UOL, em Porto Alegre

15/11/2017 07h47

O Inter conquistou o acesso para Série A ao empatar com Oeste, na noite de terça-feira (14), em 0 a 0. E a partir desta quarta, está efetivamente em busca de um novo técnico. Segundo o vice de futebol Roberto Melo, os contatos pelo novo treinador começarão a partir de agora.

Até então, a direção do Inter considerava que primeiro era necessário confirmar a volta à Série A. Algo que foi concretizado. Ainda não entrou oficialmente em contato com nenhum dos alvos, mas foca suas atenções a dois nomes, conforme apurou a reportagem do UOL Esporte.

O primeiro, e preferido, é Abel Braga. Atualmente no Fluminense e com mais um ano de vínculo, o treinador campeão da Libertadores e do Mundial de 2006 pelo Inter é próximo da direção e teria aceitação imediata da torcida. Ao mesmo tempo é conhecido de vários jogadores do elenco e tem relação boa com o capitão D'Alessandro.

Abel, porém, vive momento de atenção total às últimas rodadas do Brasileiro e não poderia ser anunciado imediatamente, como é o objetivo do Inter. E uma eventual demora para conclusão do acordo pode afastar o treinador do posto de predileto.

Dando, então, espaço para o segundo nome da lista: Roger Machado. Ex-técnico de Grêmio e Atlético-MG, Roger espera uma oferta para começar um trabalho desde a pré-temporada. Rejeitou firmar com qualquer clube no meio do ano pois entendia que deveria participar desde a formação do elenco.

No Inter, ganharia a companhia de algum nome mais experiente, possivelmente em função administrativa. Assim, contemplaria o objetivo da direção de ter um comandante estudioso ao lado de alguém com vasta experiência.

"Nós, não posso esconder, temos alguns nomes. Mas, como afirmei antes, não conversamos com ninguém. A partir de amanhã (quarta-feira) vamos sentar com presidente, conselho de gestão, definir prioridades e trabalhar para definir isso o quanto antes", afirmou o vice de futebol Roberto Melo.

"O perfil do treinador, o ideal, é um treinador experiente, vitorioso, com comando forte, atualizado, que esteja numa metodologia moderna de treinamentos, principalmente que tenha ido lá fora, no Brasil... Mas vamos ver quantos tem com todas as características, podemos contar numa mão. E a maioria deles ou está empregado... Temos que trabalhar. Alguma coisa vai acabar que tu não vai conseguir e terá que montar uma estrutura que ele se não tiver esta capacidade, tenha suporte e que possa ter um treinador e uma comissão técnica mais possível do ideal", completou.

A meta do Inter é firmar com um treinador o quanto antes. O prazo máximo para isso é o fim da Série B, no dia 25 de novembro. Porém, a Série A ainda não terá terminado, o que também pode pesar contra a chegada de Abel. O torneio da primeira divisão encerra-se uma semana depois.

"A capacidade de investimento, um clube grande sempre tem capacidade de investimento. Temos muita dificudlade com um passivo grande. Temos cerca de 30 jogadores que voltam de empréstimo. O custo disso provavelmente é maior que a folha de um terço dos clubes da Série A. É uma dificuldade grande. Temos que tentar recolocar estes jogadores no mercado, é um trabalho árduo. A gente sabe, e eu, principalmente, comandante do departamento de futeobl, temos falado que há necessidade de investimento. Precisamos qualificar o time, sabemos das carências, onde tem que atacar, e isso precisa ser feito para podermos disputar os títulos e não apenas transitar pela Série A", prometeu o vice de futebol do Inter.