Topo

Promessa de rachão? Carille já tem curso e estratégia de 2018 nos planos

Diego Salgado e Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

16/11/2017 12h00

Campeão brasileiro com três rodadas de antecedência, Fábio Carille ainda tem mais 16 dias de trabalho antes do fim da temporada. Na entrevista coletiva pós-vitória por 3 a 1 contra o Fluminense, que selou o título na última quarta-feira, o técnico do Corinthians adotou tom descontraído para falar sobre os planos para os próximos dias: "Agora é rachão todos os dias. Vou cobrar o que dos caras?". A realidade da rotina do técnico, no entanto, não será bem assim.

Até o fim do Brasileirão, o Corinthians ainda enfrenta Flamengo, Atlético-MG e Sport, sendo este último jogo no dia 3 de dezembro. Os jogadores saem de férias, mas o trabalho para Carille não termina por aí. A partir do dia seguinte, ele estará em Teresópolis, no Rio de Janeiro, para fazer o curso de treinadores da CBF. Serão 12 dias de aulas da Licença Pró, que é a mais avançada e garante o certificado de maior relevância para os profissionais brasileiros.

Carille já foi até instrutor de aulas das licenças que concluiu, como C, B e A, mas faz questão da certificação máxima e já garantiu presença na turma de 2017. Encerrado o curso, o técnico do Corinthians enfim poderá curtir férias a partir do meio de dezembro em Sertãozinho, cidade onde foi criado.

Junto com o descanso, Carille iniciará o planejamento para o Corinthians de 2018, já que a reapresentação do elenco deve ocorrer na primeira semana de janeiro em razão do início antecipado do Campeonato Paulista e a disputa da Flórida Cup, nos Estados Unidos. Nas férias, o treinador quer bolar as estratégias para aplicar na sua equipe.

"Para o ano que vem sei que vão ter algumas mudanças. E vou começar a ver no meu elenco a melhor forma de jogar. O primeiro treino com bola vai ser direcionado para uma forma de jogo", disse o treinador, que prometeu uma surpresa ainda para 2017.

"Eu tenho mais um objetivo profissional neste ano, mas até o fim da semana que vem eu falo. Vou deixar vocês (repórteres) quebrando a cabeça...".