Topo

1 a 11: Destaques da Série C e D que podem ser interessantes para seu time

Rafael Grampola fez 13 gols pelo Joinville e foi o artilheiro da Série C 2017 - Divulgação/JEC
Rafael Grampola fez 13 gols pelo Joinville e foi o artilheiro da Série C 2017 Imagem: Divulgação/JEC

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

17/11/2017 11h00

Foram muitos os jogadores que chamaram a atenção nas Séries C e D do Campeonato Brasileiro de 2017, que tiveram, respectivamente, CSA e Operário-PR como campeões. E com o ano chegando ao fim e o mercado da bola voltando a esquentar, o UOL Esporte preparou um time, de 1 a 11, com os principais destaques que podem ser interessantes para reforçar o seu time na temporada 2018. Entre eles está Rafael Grampola, que teve uma média de quase um gol por jogo ao marcar 13 gols em 15 jogos pela Terceirona. Confira a lista:

Marcelo Boeck, goleiro (Fortaleza)

Marcelo Boeck comemora vitória do Fortaleza - Divulgação/Fortaleza - Divulgação/Fortaleza
Imagem: Divulgação/Fortaleza
Com defesas brilhantes e participações decisivas em vários jogos, o goleiro de 32 anos que escapou da tragédia da Chape foi um dos grandes destaques da campanha que finalmente recolocou o Fortaleza na Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, não será fácil tirar Marcelo Boeck do Fortaleza, já que, recentemente, ele renovou contrato com o Leão até 2020.

Marcos Júnior, lateral direito (América-RN)

Marcos Júnior, lateral direito que disputou a Série D 2017 pelo América-RN - Canindé Pereira/América FC - Canindé Pereira/América FC
Imagem: Canindé Pereira/América FC
Já havia sido destaque na Série D de 2016 ao ser campeão com o Volta Redonda. Em 2017, o jogador de apenas 22 anos voltou a ter boas atuações como lateral e por pouco não conquistou o acesso para a Série C – o América-RN parou nas quartas de final. Depois da Série D, Marcos Júnior acertou com o Bangu-RJ, clube pelo qual inclusive foi revelado.

Negreti, zagueiro (Globo-RN)

Negreti, zagueiro do Globo-RN - Rhuan Carlos/GloboFC - Rhuan Carlos/GloboFC
Imagem: Rhuan Carlos/GloboFC
O time que quiser contar com mais experiência para o setor defensivo pode apostar em Negreti, jogador de 32 anos que foi um dos pilares do Globo-RN na campanha que resultou no acesso inédito do time potiguar para a Série C. A permanência (ou não) do jogador será definida a partir da semana que vem, com a reapresentação do grupo.

Jorge Fellipe, zagueiro (CSA)

Zagueiro Jorge Fellipe (dir.) em ação pelo CSA-AL - Alisson Frazão / OITCHO - Alisson Frazão / OITCHO
Imagem: Alisson Frazão / OITCHO
Com passagem pelo Atlético-PR, o zagueiro de 29 ganhou uma chance como titular já na metade da primeira fase da Série C e não saiu mais. Assumiu o posto de xerife e foi um dos responsáveis pelo título do CSA – que ainda terminou a competição nacional com a defesa menos vazada. Renovou com o time alagoano para a próxima temporada.

Bruno Melo, lateral esquerdo (Fortaleza)

Bruno Melo fez os dois gols do Fortaleza - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook
Um dos jogadores mais importantes do Fortaleza na campanha de acesso para a Série B. O prata da casa marcou seis gols na competição, sendo dois deles em semifinal contra o Sampaio Corrêa. Tem 25 anos e contrato com o Leão do Pici até o fim de 2019.

Diego Silva, volante (Sampaio Corrêa)

Volante Diego Silva, do Sampaio Corrêa, protege a bola durante treinamento - Divulgação/Sampaio Corrêa F.C. - Divulgação/Sampaio Corrêa F.C.
Imagem: Divulgação/Sampaio Corrêa F.C.
Ex-Flamengo, Diego Silva foi titular absoluto do Sampaio Corrêa na Série C – o time maranhense só parou na semifinal ao ser batido pelo Fortaleza. Quem quiser contar com o futebol do jogador de 28 anos, porém, terá de correr. Ele chegou a renovar contrato com o Sampaio, mas recebeu uma proposta do Atlético-GO e já negocia a rescisão.

Chicão, volante (Operário-PR)

Chicão, volante do Operário-PR - Gustavo Dornelles - Gustavo Dornelles
Imagem: Gustavo Dornelles
Campeão da Série D pelo Operário-PR, conquistou o quinto acesso por cinco times diferentes. O volante de 32 anos, que já passou por Criciúma e Chapecoense, foi o capitão do time paranaense na campanha deste ano e é ídolo da torcida – chegou ao Operário em 2015.

Bruno Morais, meia (Gurupi-TO)

Meia Bruno Morais (esq.) foi um dos destaques do Gurupi-TO na Série D 2017 - Wilson Costa - Wilson Costa
Bruno Morais (esq.)
Imagem: Wilson Costa
Meia com frequente chegada ao ataque, Bruno Morais, de 27 anos, terminou com a vice-artilharia da Série D jogando pelo Gurupi-TO, que chegou às oitavas de final da competição. Atualmente, defende o Araguaína-TO na segunda divisão do Campeonato Tocantinense.

Daniel Costa, meia (CSA)

Meia Daniel Costa, um dos destaques do CSA na Série C - Alisson Frazão / OITCHO - Alisson Frazão / OITCHO
Imagem: Alisson Frazão / OITCHO
Mais um dos destaques do CSA, campeão da Série C de 2017. Fez um gol, deu assistências e ajudou a comandar o meio-campo do time alagoano. Com 29 anos, meia acumula passagens por Santa Cruz, América-RN e Ponte Preta. Já renovou com o CSA para a próxima temporada.

Eduardo, atacante (Atlético-AC)

Jogando pelo Atlético-AC, atacante Eduardo (dir.) foi um dos artilheiros da Série D 2017 - Facebook/Atlético Acreano - Facebook/Atlético Acreano
Imagem: Facebook/Atlético Acreano
Um dos artilheiros da Série D 2017 com nove gols em 13 partidas. Os tentos do atacante de 28 anos ajudaram o Atlético-AC a alcançar o acesso para a terceira divisão - o time acriano só parou nas semifinais ao ser derrotado pelo campeão Operário-PR. Já renovou contrato para a próxima temporada.

Rafael Grampola, atacante (Joinville)

Rafael Grampola, artilheiro da Série C 2017 pelo Joinville - Divulgação/JEC - Divulgação/JEC
Imagem: Divulgação/JEC
Precisou apenas da primeira fase da Série C para conquistar a artilharia da competição nacional, com 13 gols. Ex-Bragantino, o atacante de 29 anos foi o destaque do Joinville, que por pouco não conseguiu a classificação para as quartas de final da Terceirona – ficou em quinto do grupo. Tem contrato com o clube catarinense até a metade de 2019.