Topo

Oferta de renovação do City para Gabriel Jesus vai além de aumento salarial

Mike Egerton/PA
Imagem: Mike Egerton/PA

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Manchester (ING)

18/11/2017 04h00

Gabriel Jesus tem em mãos uma proposta do Manchester City de novo contrato menos de um ano após desembarcar na Inglaterra. O brasileiro encantou tanto os ingleses em apenas 11 meses que a oferta do clube vai além da intenção de oferecê-lo aumento salarial de cerca de 40%, o que elevaria os vencimentos de cerca de R$ 1,2 milhão para R$ 1,7 milhão mensais.

No planejamento a longo prazo que tem o jovem de 20 anos como um dos protagonistas, o City quer estender o vínculo do jogador da metade de 2021 até junho de 2023. Além disso, os Citizens pretendem adquirir os direitos de imagem de Jesus para poder explorá-lo comercialmente.

O centroavante ficou com esta propriedade ao acertar em 2016 a sua transferência do Palmeiras para Manchester, mas o impacto imediato do novato e o consequente aumento da exposição do astro fez o clube se interessar em utilizá-lo em campanhas publicitárias atreladas aos seus patrocinadores.

“O clube tem muita expectativa sobre ele para os próximos anos e gostaríamos que ele ficasse conosco por muito tempo”, admite Pep Guardiola.

No Brasil, o direito de imagem dos atletas ainda é pouco aproveitado pelos clubes para ações de marketing. Em linhas gerais, os jogadores se beneficiam deste atributo para receber a maior parte do salário por esta via, fora da carteira de trabalho e, assim, pagar menos impostos. Isto alivia as agremiações na diminuição de encargos. Na Europa, no entanto, os clubes aproveitam as estrelas do elenco para atrair patrocinadores e as oferecem como garotos-propaganda.

O Manchester City e o estafe do jogador estão otimistas com a possibilidade de acertarem os novos termos ainda este ano. Ainda não se sabe se o atacante da seleção brasileira aceitará todos os pontos propostos pelo clube. A avaliação de ambas as partes, no entanto, é que o contrato acertado em agosto de 2016 já está defasado, já que avaliam que Gabriel Jesus já alcançou outro patamar desde quando chegou ao estádio Etihad como “desconhecido” na Europa, em janeiro. São 16 gols marcados em 27 partidas e a aprovação da torcida e de Guardiola.