Topo

Time de MG obtém vaga na Copa SP, mas Federação Mineira se recusa a ajudar

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

21/11/2017 18h14

Terceiro colocado do Campeonato Mineiro Sub-20, o Figueirense, de São João del-Rei, do interior do estado, trava uma batalha com a Federação Mineira de Futebol (FMF).

Propriedade de André Luiz, ex-zagueiro de Atlético-MG e Palmeiras, e Adriano Pimenta, o clube pleiteia uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) dá quatro vagas a Minas Gerais. Três delas são para América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro, equipes mais tradicionais do estado. A outra foi conquistada pelo Araxá, vice-campeão mineiro sub-20.

Embora concorde com o fato, o Figueirense solicitou uma quinta vaga à FPF e ouviu uma resposta positiva da entidade. O problema é que para confirmação da vaga é necessário um ofício da FMF ao órgão que rege o esporte em São Paulo. E os mineiros se recusaram fazer a solicitação.

"Nosso objetivo no Campeonato Mineiro era ficar entre os quatro para ir jogar a Copa São Paulo. Montamos um time 1998 e 1999, para todos jogarem na Copa São Paulo. Terminamos em terceiro lugar, mas o que acontece é que a Federação Mineira de Futebol alegou que Cruzeiro, Atlético-MG e América-MG são convidados. A quarta vaga para o Araxá. Não tem problema, mas não acho justo, porque se terminamos em terceiro, temos que estar na Copa São Paulo, porque são quatro vagas. Corremos atrás de alguns contatos e a Federação Paulista de Futebol pode nos oferecer mais uma vaga. Conseguimos mais uma vaga para o estado de Minas Gerais. Quem iria era o Figueirense que está em terceiro lugar, mas por motivos políticos, que não sabemos quais são, a Federação não quer fazer o pedido dessa vaga à Federação Paulista", afirmou André Luiz ao UOL Esporte.

"Basta a Federação Mineira enviar um ofício à Federação Paulista que já temos a vaga. Estamos chateados demais, porque fazemos um investimento muito alto. Nosso objetivo era esse e fizemos por merecer. O pessoal está chateado e estamos achando que é uma injustiça. A gente queria um argumento para saber o porquê de a Federação Mineira não fazer o pedido à Federação Paulista", acrescentou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Federação Mineira de Futebol em duas oportunidades, mas não obteve resposta da entidade sobre a solicitação do Figueirense por uma vaga entre os participantes da Copa São Paulo de Futebol Júnior.