Botafogo breca renovações e passará "pente fino" no elenco para 2018

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vitor Silva/SSPress/Botafogo

    Botafogo anunciou renovação de dois anos com Luis Ricardo, que não deve ficar em 2018

    Botafogo anunciou renovação de dois anos com Luis Ricardo, que não deve ficar em 2018

O Botafogo ainda está em momento decisivo na reta final da atual temporada, mas 2018 já está sendo planejado pela diretoria. Com alguns jogadores em fim de contrato, o Alvinegro só quer renovar com quem, de fato, tem ajudado em campo. Jogadores com salários altos e que pouco entraram em campo dificilmente ficarão ano que vem. Dudu Cearense, Emerson Silva e Luis Ricardo, por exemplo, devem integrar a barca de General Severiano.

Por outro lado, o Botafogo tentou as renovações de Roger e Victor Luis. O atacante teve nas mãos uma proposta do Alvinegro, mas preferiu fechar com o Internacional, com salário e tempo de contrato mais vantajosos. Já o lateral esquerdo vê a situação exclusivamente nas mãos do Palmeiras, que conta com seu retorno, mas já foi ao mercado e contratou Diogo Barbosa, do Cruzeiro. Existe a possibilidade dele ser negociado com um time da Turquia e o próprio Cruzeiro apareceu como interessado.

Outros jogadores em fim de contrato não fazem parte dos planos. Renan Fonseca é o caso mais emblemático. Após ser titular na Série B, o zagueiro renovou por mais duas temporadas, mas não quase não entrou em campo em 2018. Também devem integrar a barca Emerson Silva, Jonas e Dudu Cearense. O trio conta com salários altos, mas pouco ajuda dentro dos gramados.

O caso mais curioso é o de Luis Ricardo. Ele teve renovação por dois anos anunciada pelo clube, mas a situação ainda não está definida. A diretoria do Botafogo deixou para resolver o caso do lateral direito após a temporada, mas a tendência é que ele não fique em General Severiano. 

O Botafogo ainda terá conversas com Gilson e Airton. O lateral esquerdo poderá ser importante com a iminente saída de Victor Luis, mas ainda não há acerto. O volante, por sua vez, vive situação complicada. Muito bem no primeiro semestre, ele se machucou e ainda não voltou. Terá de aceitar redução salarial para ficar, o que parece improvável neste momento.

Durante a temporada, o Botafogo renovou com Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello, Matheus Fernandes, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Rodrigo Pimpão. Desse grupo, dois ainda podem deixar o grupo. Bruno Silva está fechado com o Cruzeiro e poderá ser negociado após o gesto polêmico contra a torcida, na semana passada. Já Igor Rabello está valorizado e pode ser vendido no fim do ano.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos