Topo

"Pratique a gratidão": como time do interior sonha com Série A em dez anos

Juninho Paulista possui a gestão do Ituano desde 2009 e até 2030 - Gabriel Carneiro
Juninho Paulista possui a gestão do Ituano desde 2009 e até 2030 Imagem: Gabriel Carneiro

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

25/11/2017 04h00

Campeão paulista nos anos de 2002 e 2014, o Ituano promete "ir além e surpreender" em 2018. E também "sorrir e fazer sorrir", "viver com garra", "espalhar gentileza" e "praticar a gratidão". Todos estes termos que mais parecem extraídos de livros autoajuda são valores baseados na psicologia que fazem parte do planejamento do clube para os próximos dez anos. Sim, do planejamento! E ainda estarão estampados na camisa do time durante os jogos da próxima edição do Estadual.

Gestor do Ituano desde 2009, o ex-jogador Juninho Paulista se tornou sócio de uma empresa do mercado financeiro que baseia seu posicionamento em uma cultura de valores. Esta empresa agora quer fixar o que pensa no clube do interior paulista e pagará mensalmente por isso. Haverá palestras para jogadores e comissões técnicas e divulgação em massa da parceria nas mídias sociais. A meta final, entre outras, é estar na Série A do Campeonato Brasileiro até 2028.
 
"O objetivo é virar o segundo time do coração e o primeiro da consciência dos torcedores. É um novo modo de enxergar futebol, de não ter o resultado a qualquer custo, de ser um clube respeitado e conhecido por ter bons valores", diz Juninho Paulista, que traça planos como os seguintes para o prazo de dez anos: estar entre os 15 clubes com mais seguidores nas redes sociais no Brasil, participar quatro vezes das fases finais do Paulistão, chegar à final da Copa São Paulo de Juniores, chegar às quartas de final da Copa do Brasil e ter um jogador formado no clube convocado à seleção brasileira, entre outros.
 
Para chegar lá, haverá ações com jogadores e funcionários no dia a dia do clube, contato com a comunidade de Itu e tentativas de divulgação pela internet dos valores que estarão estampados na camisa. As primeiras ações já serão vistas a partir de dezembro: Juninho Paulista gravou vídeos com o tema "gratidão" que serão veiculados nas redes sociais, um especialista vai à concentração do clube falar sobre o efeito positivo cientificamente comprovado de atos de gratidão e os atletas serão estimulados a escreverem um "jornal da gratidão", que consiste em anotar diariamente três coisas às quais você é grato. Pessoas que expressam gratidão apresentam melhor saúde física, de acordo com estudos.
 
Também haverá estímulos aos jogadores para sorrir, surpreender, ter garra, ser verdadeiro, gerar resultado, simplificar ações, fortalecer o grupo, espalhar gentileza e celebrar. Com isso, o Ituano e sua parceira planejam "mudar a cultura do futebol" e "ser referência mundial no esporte como meio de transformação". Juninho Paulista admite que não será fácil cumprir tantos objetivos ousados, ainda mais dentro do contexto do futebol brasileiro e sua cobrança por resultados imediatos.
 
"Difícil as pessoas acharem que está dando certo um projeto em que não se ganha", alerta o ex-jogador, que encontra relativo sucesso à frente do clube onde foi revelado, pendurou as chuteiras e iniciou a carreira fora de campo: foi campeão paulista de 2014 em final contra o Santos, voltou à disputa de competições como a Copa São Paulo nas categorias de base, chegou às oitavas de final da Copa do Brasil de 2015 e ainda foi campeão paulista do interior neste ano.
 
Juninho Paulista tem  comando a gestão do Ituano até 2030. Para 2018, décima temporada sob seu comando, já há 90% do grupo pronto para os trabalhos do técnico Vinicius Bergantin, que foi jogador e trabalhava na base do próprio clube. O principal nome do elenco será o volante Corrêa, de 36 anos. Formado pelo time de Itu na base, o experiente atleta de passagens por Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Dinamo de Kiev (UCR) volta para casa na próxima temporada. Uma das razões é justamente a gratidão pelo Ituano.