Topo

Jovem é comparado a Kaká e pode ser o próximo a ter chance com Dorival

Igor Gomes em ação pelo São Paulo; meia foi comparado a Kaká e pode ter chance - Érico Leonan/saopaulofc.net
Igor Gomes em ação pelo São Paulo; meia foi comparado a Kaká e pode ter chance Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/12/2017 04h00

"E a garotada fica pronta aí, hein? Vocês não estão aqui só por vir. Podem entrar a qualquer momento para jogar". Essas foram as últimas palavras de Dorival Júnior na preleção do São Paulo para o jogo contra o Coritiba, no último domingo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Ali, eram 12 atletas formados na base do clube à disposição. Quatro deles participavam de um jogo do profissional pela primeira vez, incluindo o meia Igor Gomes, de rápida ascensão em Cotia, comparações a Kaká e grande admiração da comissão técnica principal.

Igor tem 18 anos, nasceu em 17 de março de 1999. Até o ano passado, jogava na equipe sub-17, campeã da Taça BH e do Campeonato Paulista da categoria com sobras. Estourou a idade e poderia custar a ter chances no sub-20, como acontece com o atacante Marquinhos Cipriano, também de 18. O meia, porém, progrediu rapidamente. Chegou a ser o camisa 10 da equipe no Paulistão, no Brasileirão e, desde setembro, passou a ser convocado com frequência para treinos com Dorival Júnior no CT da Barra Funda.

A velocidade do crescimento no São Paulo surpreende o próprio jogador, que tem bom porte físico apesar da pouca idade e tem conseguido apresentar bom futebol nos treinamentos com o profissional. A comissão gosta de sua visão de jogo e de como faz a bola circular, sem atrasar os lances por carregá-la em excesso. Aos poucos, o garoto fica mais à vontade em campo com os mais velhos e pode mostrar que as brincadeiras feitas em Cotia sobre as semelhanças com Kaká tinham certo fundamento.

Igor Gomes e Lugano, do São Paulo - Érico Leonan/saopaulofc.net - Érico Leonan/saopaulofc.net
Igor Gomes assiste a treino ao lado de Lugano no CT da Barra Funda
Imagem: Érico Leonan/saopaulofc.net

Apesar de ser meia, Igor tem boa presença de área. Gosta de arrancadas em direção ao gol e de arriscar de longe, sempre com o pé direito. Características parecidas com a do ídolo também aparecem fora de campo. É tido como "bom moço" e "boa pinta", além de viver no São Paulo desde criança. O meio-campista natural de São José do Rio Preto chegou a Cotia em 20 de abril de 2009, ainda com dez anos, e nunca mais saiu.

Com alguns jogadores em fim de contrato já liberados, como Denilson e Gilberto, e outros titulares em tratamento de lesão, como Hernanes e Pratto, Dorival quer testar as caras novas do São Paulo. Contra o Coxa, Brenner foi titular, com Igor Gomes, Liziero, Gabriel Sara e Bissoli no banco. Contra o Bahia, no próximo domingo, esses garotos nutrem a esperança por uma chance. Igor é um dos favoritos e até completou o time profissional em jogo-treino contra o sub-20 na última quarta-feira. Havia vontade até de usá-lo antes, como no caso de Brenner, mas a situação do Tricolor no Brasileirão deixou a comissão temerosa.

No sábado, dia 2 de dezembro, começa a preparação para a Copa RS, competição da categoria que antes era tratada como Brasileirão. A previsão era que Igor e os demais novatos integrassem esse grupo, mas a apresentação deles foi adiada para segunda-feira. Assim, ficam à disposição de Dorival para atuar no fim de semana, contra o Bahia. É o sonho do jovem, que costuma postar no Instagram passeios com a namorada em praias, parques e até na Avenida Paulista para andar de patins.

Na concentração, na véspera do jogo contra o Coritiba, ele e os outros três novatos passaram por trote após o jantar no hotel. Igor, envergonhado, chegou a gaguejar no começo do discurso, mas logo se soltou, cantou uma música dos Racionais MC's e até "cavou" uma chance de jogar: "Meu nome é Igor Silveira Gpomes. Tenho 18 anos. Queria agradecer pela confiança da comissão, do professor Dorival. Que todos possam fazer um ótimo jogo e, se Deus quiser, eu possa entrar e colaborar com o time". Os mais velhos não perdoaram. "Você é folgado, hein?", brincou Sidão.