Topo

Grêmio faz ajustes na camisa, mas não terá roupa nova no Mundial

Camisa tricolor, modelo 2017, terá número do jogador aplicado na parte frontal - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Camisa tricolor, modelo 2017, terá número do jogador aplicado na parte frontal Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/12/2017 04h00

O Grêmio jogará o Mundial de Clubes da Fifa com a mesma camisa que ganhou a Libertadores. Ao contrário de outros anos, o representante sul-americano não terá tempo para produzir uma peça diferente. Ainda assim, o torcedor tricolor verá um uniforme com pequenas mudanças em relação àquele que vestiu o time na decisão contra o Lanús-ARG.

A principal alteração será a saída dos patrocinadores pontuais, permanecendo apenas o dono de contrato principal. Além disso, o clube incluirá numeração na parte frontal do uniforme.

Em outros anos, o campeão da Libertadores tinha quase seis meses para se preparar antes do Mundial. Tanto na logística e na parte técnica (com reforços e planejamento diferenciado) como no lado comercial. Agora, na primeira temporada com disputa esticada do torneio, há uma verdadeira maratona na preparação às vésperas do embarque. Essa corrida contra o tempo impede que o Grêmio tenha uma camisa diferente.

O modelo a ser usado nos Emirados Árabes, nos dias 12 e 16 de dezembro, será igual ao adotado na disputa da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro. As mudanças são mínimas e só saltarão aos olhos dos mais atentos.

Na final contra o Lanús, na grande Buenos Aires, o Grêmio entrou em campo com cinco patrocinadores no uniforme. No Mundial terá apenas um, conforme rege o regulamento. O símbolo do Banrisul, banco estadual que tem status de parceiro principal, já foi adequado. A logo terá dimensão menor na comparação com os uniformes anteriores. Sairão das peças as marcas de iPlace, Laghetto Hotéis, Uber e Unimed.

O símbolo da Umbro, fornecedora de material esportivo, também sofrerá alteração. A mudança visa equilibrar esteticamente a camisa, que ficará mais ‘limpa’.

Na parte frontal ainda será acrescentado número, ainda em área a ser confirmada. A identificação visual do atleta, tradicional às costas, pode aparecer logo abaixo da marca da fornecedora esportiva ou bem no centro do peito.

Tricampeão da América, o Grêmio viaja aos Emirados Árabes Unidos na próxima quarta-feira. A estreia será contra o vencedor do duelo Wydad Casablanca-MAR e Pachuca-MEX. Do outro lado da chave está o Real Madrid, que espera o vencedor do confronto entre Al-Jazira-EAU, Auckland-NZL e Urawa Red Diamons-JAP.