Topo

André luta por ano melhor até que 2010 em gols. E isso pode salvar o Sport

Análise do Sport - Divulgação - Divulgação
Setor de análise de desempenho "moldou" André para 2017: mais intensidade
Imagem: Divulgação

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

03/12/2017 04h00

André pode não ter confirmado a alta expectativa que se tinha em torno dele ao lado de Ganso e Neymar em 2010, mas se firma como um atacante eficiente com a camisa do Sport. Tanto é que em 2017 ele soma o mesmo número gols da melhor temporada da carreira, quando despontou pelo Santos, e pode ultrapassar a própria marca neste domingo, contra o Corinthians, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Ter seu melhor ano goleador pode ajudar a completar a alegria neste fim de ano: o time pernambucano precisa vencer para não ser rebaixado.

Hoje, o Sport é 17º colocado na tabela e briga para evitar a queda à Série B com Vitória, Coritiba e Avaí. Com André na referência do ataque, o time tem sua principal esperança de salvação: são 15 gols marcados no Brasileirão (apenas Jô, do Corinthians, e Henrique Dourado, do Fluminense, têm mais, com 18) e 26 ao longo da temporada. Curiosamente, o artilheiro do Sport terá pela frente, em nome de seus objetivos, um dos times pelos quais passou sem deixar saudades.

A passagem de André pelo Corinthians durou 29 partidas e rendeu apenas seis gols entre janeiro e agosto de 2016, quando ele foi vendido ao Sporting (POR). Antes disso ele havia tido passagens por Vasco, Atlético-MG, Bordeaux (FRA), Dinamo de Kiev (UCR) e pelo próprio Sport sem repetir os números de 2010. A volta por cima em uma carreira marcada por problemas comportamentais não é de hoje, mas encontrou em Recife seu ponto mais avançado. 

Profissionais de comissões técnicas anteriores e atual e pessoas próximas do dia a dia do Sport são unânimes em contato com o UOL Esporte: André está recuperado. Elogiado pela conduta extra-campo apresentada nos últimos meses, o atacante mostra foco nos objetivos do Sport e também na própria preparação para melhorar, com consulta a dados de análise de desempenho, por exemplo. Foi assim que André descobriu que precisava ser mais intenso, para apertar a marcação e se posicionar onde tenha mais chances de marcar. Ele tem feito exatamente isso em 2017 e se tornou destaque do Sport. 

Uma das inspirações da volta por cima de André foi Jô. Os dois são amigos pessoais desde que atuaram juntos no Atlético-MG e têm histórico pessoal conturbado. Jô se regenerou e virou artilheiro do Corinthians na temporada, enquanto André planeja seguir o mesmo caminho de conquistas a partir de uma conduta mais madura e profissional com a camisa do Sport. Na última rodada, quando marcou duas vezes contra o Fluminense, o atacante se tornou o maior artilheiro do clube em uma única edição do Brasileirão.

Para coroar sua volta por cima, André tem a missão de ajudar o Sport no jogo do ano, que será contra o time de Jô às 17h deste domingo. O melhor ano em número gols da carreira também está na mira do artilheiro regenerado.