Topo

Reforço de casa: Inter dá chance para destaque do Brasil de Pelotas em 2018

Marcinho, jogador do Inter emprestado ao Brasil de Pelotas, será aproveitado - Carlos Insaurriaga/GE Brasil
Marcinho, jogador do Inter emprestado ao Brasil de Pelotas, será aproveitado Imagem: Carlos Insaurriaga/GE Brasil

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/12/2017 04h00

Da lista de 30 jogadores emprestados a outros clubes, o Inter deve aproveitar apenas dois. O primeiro é Andrigo, que disputou o Brasileirão da Série A pelo Atlético-GO e regressa em alta. E o outro é menos conhecido dos torcedores, mas gera grande expectativa: Marcinho, de 22 anos, que atuou pelo Brasil de Pelotas em 2017.

Natural do Rio de Janeiro e contratado para o time Sub-20 em 2015, quando defendia o Novo Hamburgo, Marcinho nunca recebeu oportunidades no time principal do Inter. Apesar do bom desempenho. Em seu primeiro ano de Sub-20, marcou três gols em apenas dois jogos na Copa do Brasil da categoria.

Antes, no primeiro semestre de 2015, com apenas 19 anos, disputou o Gauchão principal pelo Novo Hamburgo com 14 jogos e três gols marcados. Foi quando despertou interesse do Inter e logo foi comprado.

Mas em 2016, quando poderia subir ao principal, acabou sofrendo com a concorrência. Na mesma posição dele, o lado de ataque, o Colorado preferiu apostar exatamente em Andrigo, Gustavo Ferrareis e Alisson Farias. Sobrou e foi cedido ao Ypiranga, onde disputou apenas três partidas na temporada.

Regressou ao Inter no início de 2017 e precisava de ritmo de jogo. O pouco aproveitamento no ano anterior requeria testes antes de seu aproveitamento no Colorado. Ainda mais em um ano tão complicado como o da Série B.

E foi no Brasil de Pelotas que Marcinho ganhou esteio. Foi destaque do time durante toda temporada. Encerrou o ano com gol - na despedida da Série B diante do Criciúma - e ao todo fez sete em 44 partidas além de dar quatro assistências. Tanto que o Brasil pediu sua permanência. 

O rendimento agradou e acabou com as dúvidas da comissão técnica vermelha sobre ele. Será integrado na apresentação do grupo no dia 2 de janeiro.

Característica principal: velocidade

Marcinho é conhecido pela velocidade. Rápido, atua preferencialmente aberto pelas pontas e tem capacidade de recomposição. Não prima pela força ou pela capacidade de conclusão, mas é driblador e criativo.

"Jogador de muita velocidade, que tem muito confronto. É aguerrido, tem recomposição e é muito obediente taticamente. Só agrega ao time. Isso faz muita diferença. Apesar de não ter um porte tão avantajado fisicamente, ele dificilmente perde a disputa individual. Sabe driblar e chega a todo momento no gol. É muito participativo. Ele teve méritos na sua evolução, quando chegamos ele não tava muito bem. Demos a direção e ele buscou seu espaço. É justo também que a gente destaque seu comportamento excelente como profissional", disse ao UOL Esporte o ex-goleiro Clemer, técnico do Brasil de Pelotas que comandou Marcinho nesta temporada.