Topo

"Ninguém sabe o que acontecerá", afirma Klopp sobre futuro de Coutinho

Paul Ellis/AFP
Imagem: Paul Ellis/AFP

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Liverpool (ING)

05/12/2017 13h12

Com a reabertura da janela de transferências, em janeiro, o futuro de Philippe Coutinho, meia do Liverpool e da seleção brasileira, deve voltar a estampar as manchetes. No último período de negociações, no meio do ano, o jogador tentou forçar saída para o Barcelona-ESP, mas os Reds bateram o pé e recusaram oferta de 160 milhões (R$ 590 milhões na época) pelo Pequeno Mágico. Segundo parte da imprensa catalã, Coutinho segue na pauta do clube blaugrana. Jürgen Klopp, treinador do clube inglês, não garante a permanência do camisa 10 em Anfield.

“Ninguém sabe o que vai acontecer na bela e calma janela transferências de janeiro. É um ótimo período do ano – do ponto de vista de quem está do lado de fora”, ironizou o alemão nesta terça-feira, véspera do confronto com o Spartak Moscou, na Inglaterra, pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

“Nada (me faz ter certeza de que ele seguirá no clube), mas não penso sobre isso, meu foco está na partida de amanhã (quarta)”,  acrescentou. “Não é que eu tenha ou não tenha convicção, apenas não penso no assunto”. Vale lembrar que o contrato de Coutinho não prevê valor mínimo para venda. Ou seja, o clube pode recusar qualquer valor oferecido, como o da última proposta do Barça.

Líder do Grupo E, com nove pontos, o Liverpool precisa apenas de um empate para voltar ao mata-mata da Champions League após 2008/09. Se vencer, avança como primeiro colocado da chave. Caso saiam de campo derrotados diante da sua torcida, os Reds precisam torcer por um revés do Sevilla-ESP fora de casa, contra o Maribor-ESL, para não serem eliminados. Os espanhóis ocupam a vice-liderança (oito pontos), e os russos a terceira posição (seis pontos). A equipe da Eslovênia não tem chance de classificação.

“Este é o jogo para nós. Muita gente deve pensar que já estamos na próxima fase, mas a vida não é assim. Não quero exagerar em relação à importância desse jogo, mas é vital para nós”, finalizou Klopp.

No fim de semana, mais uma partida importante para Coutinho e cia. O compromisso de domingo será o clássico contra o Everton, em Anfield, pelo Campeonato Inglês. Em má fase, os Toffees ocupam apenas a décima colocação, enquanto o lado vermelho da cidade ostenta a quarta posição.