Topo

Coutinho cita respeito pelo Liverpool, mas não descarta sair em janeiro

Paul Ellis/AFP
Imagem: Paul Ellis/AFP

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Liverpool (ING)

07/12/2017 04h00

Classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões como líder do Grupo E após massacrar o Spartak Moscou por 7 a 0, em Anfield, na última terça-feira, o Liverpool pode chegar ao mata-mata do torneio, em fevereiro, sem Philippe Coutinho. Um mês antes da retomada da competição, a janela de transferências reabrirá, e a tendência é que o Barcelona retome a investida pelo meia da seleção brasileira, tentativa que acabou frustrada antes do início da temporada. O alvo dos catalães não garante permanência no futebol inglês.

“Não sei (se ficarei no clube), ninguém sabe como vai ser o futuro. O que acontecer em janeiro, vamos saber em janeiro. Não sei se vai ter proposta”, declarou ao UOL Esporte o jogador de 25 anos, protagonista do show dos Reds diante dos russos, com três gols. “Estou no Liverpool e sempre que tenho a oportunidade de entrar em campo dou o meu melhor, com muito respeito por essa camisa e pelos torcedores”.

Coutinho - Phil Noble/Reuters - Phil Noble/Reuters
Imagem: Phil Noble/Reuters

Em agosto, o Barça ofereceu 160 milhões de euros (R$ 590 milhões na conversão da época) pelo meio-campista, que ainda formalizou um pedido de saída para o Liverpool. Os ingleses, no entanto, recusaram a oferta.

“Foi uma proposta de trabalho como para qualquer outra pessoa e me interessei”, admitiu o camisa 10. “Só que desde que fiquei no clube tenho entrado em campo com muita vontade e garra”.

O desfecho da fase de grupos da Liga dos Campeões teve um sabor único para Coutinho. Com o capitão Jordan Henderson no banco de reservas, o técnico Jürgen Klopp escolheu o Pequeno Mágico para ostentar a braçadeira de líder do time em campo pela primeira vez nos quatro anos do brasileiro em Anfield.

“Foi uma noite especial e muito marcante pelo resultado, pelos três gols e por ser capitão em um jogo grande por um clube como esse”.

O Liverpool saberá o adversário das oitavas de final da Liga dos Campeões na próxima segunda, em sorteio realizado pela UEFA. Antes disso, o domingo será de clássico no Campeonato Inglês. Coutinho, Firmino e cia. recebem o Everton pela 15a rodada. A metade vermelha da cidade dos Beatles ocupa a quarta posição na tabela, e a azul, a décima.