Grêmio prepara manual para torcida e consulta Fifa sobre faixas e bumbos

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Lucas Uebel/Grêmio FBPA

    Clube ainda busca informações sobre liberação de instrumentos e adornos no Mundial

    Clube ainda busca informações sobre liberação de instrumentos e adornos no Mundial

O Grêmio pretende divulgar um manual de comportamento ao torcedor que for assistir o Mundial de Clubes nos Emirados Árabes. O guia já tem informações de costumes e deve tomar corpo nos próximos dias. Também nas próximas horas o clube gaúcho avançará nos detalhes sobre a presença de torcidas organizadas e seus aparatos nos estádios do torneio.

A delegação do Grêmio pisa em solo árabe no fim de quinta-feira e, a partir dali, fará contato com autoridades locais e a Fifa para saber as diretrizes quanto às organizadas.

O Grêmio quer obter informação sobre ingresso e uso de bandeiras, instrumentos musicais e faixas (os chamados trapos) nos estádios que sediarão o Mundial. O Tricolor se baseia nos casos de Corinthians, Atlético-MG e River Plate para ter esperança. O detalhe é que todos os sul-americanos citados jogaram fora dos Emirados, onde o regime é mais duro.

Bumbos, faixas e bandeiras estarão na mala de integrantes de organizadas que deixam o Brasil até o fim de semana. A estimativa é que quase cem torcedores ligados a movimentos como 'Geral do Grêmio' e demais grupos que ficam na arquibancada norte da Arena estejam nos Emirados Árabes Unidos para apoiar o time de Renato Gaúcho.

Manual no forno

Depois de ganhar a Libertadores, o Grêmio fez contato com torcedores que residem em Dubai e Abu Dhabi para buscar referências sobre hábitos e costumes locais. Em Porto Alegre, o Tricolor prepara um guia que deverá ser distribuído aos torcedores.

A expectativa do Grêmio é que cerca de dois mil e quinhentos gremistas assistam ao Mundial in loco, ou seja, nas cidades de Al-Ain e Abu Dhabi. Todos eles serão orientados sobre os cuidados com gestos, expressões e interação social. Medidas para a estadia completa e também o dia do jogo, em caso de êxito ou tropeço.

No manual aparecerão dicas sobre vestimenta para as mulheres, por conta do regime do islã, e também orientações para encontros pré-jogo e pós-jogo.

O Grêmio estreia no Mundial em 12 de dezembro, contra Pachuca-MEX ou Wydad Casablanca-MAR. No dia 16 estão marcados a disputa do terceiro lugar e a final. Do outro lado da chave aparecem Al-Jazira (que eliminou o Auckland City), Urawa Red Diamonds-JAP e Real Madrid.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos