Topo

Parceria: time espanhol tem elenco apoiando torcida e mutirão contra neve

Torcida do Burgos ajuda o clube ao retirar a neve antes de jogo - Divulgação
Torcida do Burgos ajuda o clube ao retirar a neve antes de jogo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/12/2017 04h00

Os jogadores vão às ruas aplaudir a saída da torcida rumo a uma partida fora de casa. Os torcedores, por sua vez, atendem a um pedido emergencial do clube e topam trabalhar de graça. A relação entre o Burgos FC e sua torcida é, no mínimo, muito intensa.

No último domingo, por exemplo, o jogo entre Burgos FC e Barakaldo, pela terceira divisão espanhola, estava marcado para as 12h e foi adiado para as 17h por conta do mau tempo. A neve tomou conta do Estádio Municipal de El Plantío, casa do Burgos.

Na manhã do jogo, ao perceber que a situação era mais grave que o previsto, a diretoria do Burgos recorreu às redes sociais e convocou a torcida para ajudar na remoção da neve que tomava conta do gramado. Os acessos ao estádio também estavam prejudicados pelo acúmulo de neve e água.

Na mensagem publicada no Twitter, o Burgos pedia que a torcida “fosse com a maior pressa possível ao estádio para ajudar a retirar a neve acumulada”. O apelo deu certo. Logo dezenas de torcedores compareceram ao local do jogo e colaboraram na limpeza do gramado.

O técnico do time, o ex-jogador Patxi Salinas, e o preparador físico David Carnero se juntaram aos fãs e também trabalharam a poucas horas do jogo. Em campo, o Burgos ficou no empate sem gols, resultado que o manteve na quinta colocação de seu grupo.

Mas os jogadores também retribuem e reconhecem o apoio dos torcedores de forma louvável. No mês passado, uma cena que parecia “invertida” chamou a atenção. Jogadores e comissão técnica foram às ruas para cumprimentar a torcida que saía rumo a Santander, palco do próximo jogo da equipe.

Enquanto os ônibus com torcedores passavam, a equipe aplaudia os fãs e os incentivava para a viagem. Nas redes sociais, a torcida do Burgos credita tal iniciativa ao técnico Patxi Salinas. O fato é que a relação e a cumplicidade entre time e torcida estão num nível raramente visto.