Topo

São Paulo confirma Raí como o diretor executivo de futebol

O ex-jogador Raí, que vai assumir a diretoria de futebol, e o presidente Leco - Divulgação/Rubens Chiri
O ex-jogador Raí, que vai assumir a diretoria de futebol, e o presidente Leco Imagem: Divulgação/Rubens Chiri

Do UOL, em São Paulo

07/12/2017 20h12

O São Paulo confirmou Raí como o novo diretor executivo de futebol. Como publicou o blog do Ohata, o ex-jogador assumirá a pasta no lugar de Vinícius Pinotti, que pediu demissão do cargo na quarta-feira (6). Ídolo no clube, o campeão mundial de 1992 foi escolhido pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, para ocupar a vaga. Entre as suas atribuições está a ajuda na montagem do elenco para 2018.

No departamento de futebol, ele vai contar com o diretor adjunto Fernando Bracalli Chapecó e do advogado Alexandre Pássaro. Os dois permanecem no setor mesmo após a saída de Pinotti a pedido do mandatário. Raí era integrante do Conselho de Administração do São Paulo desde abril deste ano. O ex-atleta também havia sido convidado por Leco para o cargo.

"Estou muito motivado, porque é um momento bom na minha vida pessoal. E, obviamente, na reflexão sobre a decisão final, priorizei como primeira atividade o São Paulo. Farei isso com o foco total. A minha história no clube, no futebol e as minhas experiências me credenciam para fazer um grande trabalho no São Paulo. Estou tranquilo e confiante", disse Raí ao site oficial do clube.

Como jogador, Raí escreveu seu nome na história do clube. Entre 1987 e 1993, em sua primeira passagem pelo Morumbi, ele conquistou quase todos os títulos possíveis. Levantou, por exemplo, as taças do Brasileiro (1991), da Copa Libertadores (1992 e 1993) e do Mundial de Clubes (1992). Após se destacar pelo Paris Saint-Germain, ele voltou ao Tricolor e, de cara, ganhou o Paulista de 1998.

Já em 2002, ele teve uma experiência como dirigente do clube. Segundo pessoas próximas, ele não considerou a experiência das mais positivas. Porém, neste ano, decidiu se reaproximar do São Paulo ao aceitar a oportunidade de integrar o Conselho de Administração.