Topo

Fanático gasta R$ 30 mil e casa vira ode ao Corinthians: "Buraco do Tatu"

Residência de Pirituba virou ponto de encontro de corintianos após espaço criado - Acervo
Residência de Pirituba virou ponto de encontro de corintianos após espaço criado Imagem: Acervo

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

07/12/2017 04h00

Douglas Soares, corintiano conhecido como Tatu pelas bandas da Zona Oeste de São Paulo, nunca fez questão de esconder a paixão pelo clube durante os 39 anos de vida. O fanatismo exacerbado do torcedor, alimentado por décadas, chegou ao limite há exatos cinco anos, pouco antes de a equipe alvinegra conquistar o Mundial sobre o Chelsea no Japão.

Bem longe do palco do jogo histórico, Tatu colocou em prática um plano audacioso. Movido pela empolgação com a chance do título, o corintiano deu início à transformação da sua residência localizada na Vila Mangalot, em Pirituba.

Após alguns dias de trabalho, com a ajuda de amigos e um colega grafiteiro, o espaço dedicado ao Corinthians, que é conhecido como 'Buraco do Tatu', começou a tomar forma.

Mesmo com o tempo escasso, Tatu multiplicou o número de pôsteres nas paredes, pendurou dezenas de camisas do Corinthians e viu o muro ganhar um grafite de São Jorge, além das figuras de jogadores. Até a geladeira foi modificada para uma versão corintiana.

Corinthians 4 - Acervo - Acervo
Corintianos, com Tatu à frente, lotam espaço
Imagem: Acervo

"Era um espaço para ver jogos. Tudo começou na Copa 2010. Em 2012, eu fiquei louco uma semana antes do Mundial e quis montar um espaço para o Corinthians. A primeira versão para o time tinha um muro bege com desenhos pretos. Era uma casa normal, né?", disse o torcedor.

Hoje, o espaço foi completamente modificado depois de um investimento de mais de R$ 30 mil. As cifras atingiram tal nível porque Tatu manteve o sonho ativo. Com a casa cada vez mais cheia de amigos corintianos, o torcedor trocou todo o piso e voltou a recorrer ao amigo grafiteiro em 2014.

"Foi uma loucura porque tive de trocar tudo. Meu pai falou para eu não fazer, falou que eu estava louco, mas eu falei que ficaria legal. E ele me deu razão depois", ressaltou.

Cinco anos depois, Tatu contabiliza quase 50 camisas do clube paulista penduradas com pequenos pregos. Algumas foram adquiridas há décadas, ainda na infância e juventude. Outras, assim como os pôsteres de títulos, foram doadas por amigos.

Mesmo com tantas mudanças desde 2012, Tatu ainda faz planos para o local. Segundo ele, o ídolo Basílio ganhará uma caricatura no muro em breve. O técnico Tite também será lembrado com um desenho que será destaque na parede.

Quase uma arquibancada em Pirituba

A criação do 'Buraco do Tatu' fez a turma de corintianos ganhar cada vez mais adeptos, como se um dos setores da Arena Corinthians fosse deslocado para Pirituba nos jogos do Corinthians como visitante. Muitos espectadores que frequentam o Setor Norte do estádio, por exemplo, frequentam a residência.
 
No dia do clássico com o Palmeiras no Allianz Parque, em julho passado, mais de 30 pessoas estiveram na casa do torcedor fanático. O recorde de público se deu nas finais da Recopa, em 2013, com 46 amigos no local.
 
Corinthians 3 - Acervo - Acervo
Espaço traz centenas de objetos do Corinthians, entre camisas históricas e pôsteres
Imagem: Acervo
 
Quando o Corinthians atua em Itaquera, Tatu é figura certa na arquibancada. Na temporada 2017, por exemplo, ele esteve em todos os jogos do time alvinegro no estádio, sem ao lado do filho Nicolas, de 10 anos, e a namorada Michele.
 
Cinco anos depois de começar a moldar o sonho na própria casa, Tatu ainda mostra o mesmo entusiasmo com o espaço corintiano. "Meu ritual é sempre o mesmo: acordo, vou para a cozinha, abro a janela e vejo o 'Buraco do Tatu'. Todo o dia é a mesma coisa", afirmou.
 
De acordo com Tatu, a ideia é viver na casa alvinegra para sempre, mesmo com propostas de compra. "Daqui eu não saio por nada. Não me vejo longe daqui", frisou o corintiano.