Gerou "rebuliço": por que Felipe Neto é um grande negócio para o Botafogo

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

  • divulgação/Botafogo

    Felipe Neto no anúncio da parceria; youtuber deu guinada ao mirar em crianças

    Felipe Neto no anúncio da parceria; youtuber deu guinada ao mirar em crianças

Se houvesse um dicionário para traduzir os bordões de Felipe Neto para o português, o termo "rebuliço" seria descrito como "fazer barulho e, portanto, dinheiro". Os holofotes e o indiscutível sucesso do youtuber atraem inúmeros críticos, mas também podem levar uma infinidade de torcedores para o Botafogo.

A parceria teve início no dia 24 de novembro, quando o carioca anunciou que seria um patrocinador pontual de sua equipe do coração no jogo contra o Palmeiras. Felipe e seu irmão, Luccas Neto, são donos da franquia de coxinhas Neto's e decidiram estampar a marca na camisa que mais amam. Desde então, as vendas dos uniformes alvinegros chegaram a crescer em 500%.

O título mais recente do clube é a Série B do Brasileirão de 2015. Sua última conquista na primeira divisão ocorreu em 1995. O Botafogo não tem uma Copa Libertadores, tema que leva muitos torcedores a se vangloriarem pelo Brasil.

Vitor Silva/SSPress/Botafogo.
O também botafoguense e youtuber Luccas Neto é o irmão de Felipe

Ídolos? Nilton Santos, Garrincha, Jairzinho, Túlio. Dentre os astros mais recentes, Jefferson ocupa um lugar quase solitário no coração dos botafoguenses. Com tantos fatores, conquistar novos torcedores é uma missão constante dentro do clube.

Felipe Neto detém a chave do sucesso entre as crianças: no momento em que este texto é escrito, ele tem 16,5 milhões de inscritos (seguidores) no YouTube. Luccas acaba de chegar a 10 milhões. No canal que os dois mantêm juntos, o Irmãos Neto, já são mais de 5 milhões de fãs fiéis.

Seu irmão foi ao Estádio Nilton Santos para divertir a criançada com a ajuda de brinquedos, food trucks e um tour pela casa onde o Botafogo manda seus jogos. Em todas as fotos que tirou ao lado de centenas de crianças vestidas de botafoguenses, Luccas está sorrindo e parece não se cansar. O rapaz de 23 anos é dono do canal que mais cresce no YouTube do mundo inteiro, à frente até de Felipe. Criatura pode superar o criador. 

Luccas esteve presente na inauguração do primeiro quiosque da Neto's, no Shopping Tijuca, e arrastou uma multidão de crianças com ele. Os pequenos os imitaram na ocasião, como também o fazem nas salas de aula espalhadas pelo Brasil.

Parece absurdo que dois adultos tenham tamanha idolatria infantil? Os irmãos são a "Xuxa" e a "Eliana" dessa geração; só a plataforma mudou, o que amplifica o alcance e dá aos fãs mirins a oportunidade de criar um canal, a exemplo dos ídolos.

Alguns veem os vídeos infantis da dupla, como a polêmica vez em que Luccas entrou em uma banheira cheia de Nutella, e atribuem tamanho sucesso a uma mera obra do acaso. Estão enganados: poucos estudaram tão bem esse público quanto Felipe.

reprodução/YouTube
Parece nojento? Vídeo de Luccas em uma banheira de Nutella foi visto por 11 milhões

Aos 29 anos, Felipe nunca concluiu uma faculdade, mas participou de um curso para executivos na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A renomada instituição escolhe a dedo os alunos que, na visão da reitoria, possuem o maior potencial no mercado de inovação. Desde então, tudo o que ele toca vira ouro – embora não tenha sido sempre assim, como relata o documentário "Minha vida não faz sentido".

Felipe Neto explodiu no YouTube em 2010, quando ainda tinha cabelo preto (as loucuras capilares ocorrem a cada novo milhão de inscritos; ele sabe capitalizar até sobre qual será a cor da próxima tinta) e seu canal se pautava no quadro "Não Faz Sentido". Na época, ele apenas falava mal das celebridades das quais não gostava, como Justin Bieber, Fiuk, Restart e até o fenômeno Crepúsculo.

Fabio Teixeira/Folhapress
Felipe Neto em 2015, de cabelo preto e bigode, antes de abraçar o público infantil

Tudo mudou: em novembro deste ano, o carioca lançou o vídeo da música "Rebuliço", uma paródia para o hit "Despacito". A letra? "Sim, canal Felipe Neto virou diversão, não precisa de treta e confusão... Os haters tentam jogar contra e falar mal, mas o amor tomou conta do canal".

O youtuber se tornou o principal ícone de uma geração que já nasceu conectada e o defende com unhas e dentes quando os críticos, que são muitos, reclamam do conteúdo produzido pelos irmãos. Protegem-no com uma paixão digna de torcidas de clubes de futebol. 

O Botafogo nunca revelou a quantia que recebeu de Felipe pelos patrocínios pontuais da Neto's na camisa. Mas não se engane: o dinheiro que acaba de entrar em caixa é o que menos importa agora. Se o clube souber ouvir a internet, os Irmãos Neto podem presenteá-lo com um legado para o futuro.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos