Topo

Mineirão se candidata a sediar 1ª final em jogo único da Libertadores

Mineirão se colocou como estádio candidato a receber a 1ª "final única" da Libertadores - Foto: Reprodução/Google Street View
Mineirão se colocou como estádio candidato a receber a 1ª "final única" da Libertadores Imagem: Foto: Reprodução/Google Street View

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/12/2017 12h47

O Estádio do Mineirão, tradicional palco do futebol brasileiro, é um dos postulantes para sediar a primeira final única da Copa Libertadores da América, algo tratado como um “sonho” pela Conmebol. Nesta terça-feira, a entidade sul-americana confirmou a arena mineira como uma das candidatas oficiais para receber a decisão do principal torneio do continente, ainda sem data definida.

Em nota publicada no site oficial, a Conmebol divulgou o encontro do presidente Alejandro Domínguez com Castellar Modesto Guimarães Neto, mandatário da Federação Mineira de Futebol, e Ludmila Ximenes Resende, diretora de Relações Institucionais do Mineirão. A dupla brasileira, na reunião, confirmou a intenção de o estádio em Belo Horizonte sediar a primeira decisão em jogo único.

“O que apresentamos do Mineirão é a capacidade de agregar outros espetáculos, outros eventos, além da partida de futebol. Temos a grande esplanada que possibilita a realização de shows de nível mundial antes ou depois dos jogos. Isso faz que temos essa capacidade de atrair público para o jogo e gerar receita aos clubes disputantes, como compensação pela renda que não teriam nas suas cidades”, explicou o presidente da FMF, em conversa exclusiva com o UOL Esporte.

Castellar Modesto Guimarães Neto classificou a reunião como “muito positiva” e destacou a preocupação com a questão da renda para os finalistas. O mandatário da Federação Mineiro confia que, pela capacidade de gerar receita com outros espetáculos, o Mineirão seja um forte candidato – a tendência é de que a primeira final em jogo único ocorra em 2019.

“A renda dos clubes seria comprometida por não jogarem nas suas cidades. Além disso a questão do público também é importante porque há a preocupação sobre as equipes finalistas, que não tenham tanto apelo. O Mineirão tem esta capacidade de agregar outros espetáculos, como apresentamos”, acrescentou o dirigente.

O Mineirão é o quarto local a se candidatar para receber a possível final. A Conmebol assegura que Quito, por intermédio do embaixador equatoriano no Paraguai, José Enrique Nuñez Tamayo, também se colocou à disposição para sediar a partida – ainda não há um ano definido para a entidade modificar o regulamento atual de dois jogos para se definir o campeão.

A organização mais importante do futebol sul-americano ainda acrescenta que outras duas cidades manifestaram extraoficialmente o desejo de disputar como sede da primeira final única do torneio. A Conmebol e o presidente Alejandro Domínguez, porém, não divulgaram quais são estes outros candidatos.