Topo

Cabeça no Real? Grêmio tem exemplos de como semifinal pode ser traiçoeira

Grêmio tem exemplos dentro do país de como a semifinal pode ser um trauma - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Grêmio tem exemplos dentro do país de como a semifinal pode ser um trauma Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/12/2017 04h00

Inevitavelmente, quando o assunto é Mundial de Clubes, uma possível final entre sul-americanos e europeus pauta as semanas anteriores ao torneio. Entretanto, desde que a Fifa impôs o novo formato em 2005, as equipes da Conmebol não possuem vida fácil na semifinal. Diante do mexicano Pachuca nesta terça-feira, às 15h (de Brasília), o Grêmio tem exemplos para entrar em alerta.

Em 12 edições do “novo Mundial”, os times sul-americanos já protagonizaram vexames diante de adversários de outros continentes, enquanto os europeus estiveram em todas decisões. São três derrotas, dois destes resultados negativos tiveram protagonistas brasileiros.

Kidiaba Mazembe - REUTERS/Fadi Al-Assaad - REUTERS/Fadi Al-Assaad
Mazembe, do goleiro Kidiaba, derrotou o Internacional no Mundial de 2010
Imagem: REUTERS/Fadi Al-Assaad

Em 2010, o Internacional, arquirrival gremista e talvez o exemplo que mais alerte o time comandado por Renato Portaluppi, caiu por 2 a 0 para o Mazembe. Já em 2013, o Atlético-MG perdeu para o Raja Casablanca por 3 a 1.

No ano passado veio o pior resultado de uma equipe da Conmebol: o badalado Atlético Nacional, dirigido pelo hoje flamenguista Reinaldo Rueda, sofreu 3 a 0 do Kashima Antlers, do Japão.

Mesmo ainda passando na maioria das vezes para a final do Mundial, os sul-americanos raramente encontraram vida fácil para chegar à decisão. Foram nove triunfos no total, mas só duas equipes venceram por dois ou mais gols de diferença, sendo que o Santos é o único brasileiro a conseguir um placar minimamente confortável. 

Em 2011, com Neymar, a equipe de Vila Belmiro superou os japoneses do Kashiwa Reysol por 3 a 1. Três anos antes, a LDU-EQU fez 2 a 0 no Pachuca, justamente o adversário gremista nesta terça. 

Borja Atlético Nacional - Atsushi Tomura/Getty Images - Atsushi Tomura/Getty Images
Atlético Nacional, com Borja, perdeu para os japoneses Kashima Antlers na semi de 2010
Imagem: Atsushi Tomura/Getty Images

Vacinado pelos placares apertados e exemplos de vexames – especialmente do vizinho e rival Inter -, Renato Gaúcho adotou um discurso respeitoso na véspera do confronto desta terça-feira. Nada de imaginar o duelo com o Real Madrid, que pega o o Al-Jazira na quarta-feira, antes do jogo contra os mexicanos.

“A gente sabe que é um jogo da vida deles, mas pode ter certeza que vai ser o jogo das nossas vidas também. Estudamos bem o nosso adversário. Conhecemos tudo. O nosso único pensamento é somente no Pachuca. No momento em que acabar, aí sim a gente começa a pensar no próximo adversário”, afirmou o treinador.

Relembre o retrospecto dos sul-americanos em semifinais de Mundial:

2005 - São Paulo 3 x 2 Al Ittihad-KSA
2006 - Internacional 2 x 1 Al-Ahly-EGI
2007 - Boca Juniors-ARG 1 x 0 Étoile du Sahel-TUN
2008 - LDU-EQU 2 x 0
2009 - Estudiantes-ARG 2 x 1 Pohang Steelers-COR
2010 - Internacional 0 x 2 Mazembe-RDC
2011 - Santos 3 x 1 Kashiwa Reysol-JAP
2012 - Corinthians 1 x 0 Al-Ahly-EGI
2013 - Atlético-MG 1 x 3 Raja Casablanca-MAR 
2014 - San Lorenzo-ARG 2 x 1 Auckland City-NZL (prorrogação)
2015 - River Plate-ARG 1 x 0 Sanfrecce Hiroshima-JAP
2016 - Atlético Nacional-COL 0 x 3 Kashima Antlers-JAP