Real Madrid e Grêmio farão tira-teima de Brasil x Espanha no Mundial

Do UOL, em Porto Alegre

A final do Mundial de Clubes 2017 será um tira-teima entre Brasil e Espanha. Com a vitória do Real Madrid diante do Al-Jazira, pelo placar 2 a 1, o duelo tão esperado entre América do Sul e Europa se confirmou. Com ele há a quinta repetição na história de uma final entre brasileiros e espanhóis e até agora, cada lado saiu vitorioso por duas vezes.

Real Madrid e Grêmio se enfrentarão neste sábado (16), às 15h (Brasília), em Abu Dhabi.

O primeiro Mundial decidido por brasileiros e espanhóis foi em 1992. Naquele ano, o São Paulo de Telê Santana venceu o Barcelona de Johan Cruyff. Raí, duas vezes, garantiu a virada para o time sul-americano em partida disputada em Tóquio.

Em 1998 foi a vez do Vasco encarar o Real Madrid e a título foi com os europeus. Os gols de Nasa (contra) e Raul asseguraram o triunfo da equipe espanhola em duelo também disputado no Japão. O treinador do Vasco naquela final foi Antonio Lopes e o técnico do Madrid era Guus Hiddink.

Oito anos depois, pela terceira vez no Japão, Internacional e Barcelona se enfrentaram. O gol de Adriano Gabiru garantiu o título ao Colorado e devolveu a vantagem aos clubes brasileiros no duelo particular com os espanhóis. O time gaúcho era dirigido por Abel Braga e o Barça atendia as ordens de Frank Rijkaard.

Em 2011 ocorreu o duelo entre Barcelona e Santos e o time de Lionel Messi aplicou 4 a 0 na equipe treinada por Muricy Ramalho e que tinha em Neymar sua grande arma. Ali, a formação alinhada por Pep Guardiola empatou o jogo entre Brasil e Espanha.

Agora, nos Emirados Árabes, será a vez de Cristiano Ronaldo versus Luan. E quem vencer, abre nova vantagem no duelo que mais aconteceu na vida dos brasileiros quando o título foi de campeão do mundo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos