Saída de Copete para o Galo depende de proposta santista a Jair Ventura

Samir Carvalho e Victor Martins

Do UOL, em Santos e Belo Horizonte

  • MARCO GALVÃO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

    Copete está nos planos do Atlético-MG para temporada 2018, mas saída está emperrada

    Copete está nos planos do Atlético-MG para temporada 2018, mas saída está emperrada

O nome de Jonathan Copete está na lista de reforços do Atlético-MG para a temporada 2018. O atacante colombiano de 29 anos está dentro do perfil procurado pela diretoria alvinegra, que deseja contratar pelo menos dois jogadores que atuam pelos lados do campo e sejam velozes. O Santos já está ciente do interesse atleticano, mas, antes de iniciar qualquer tipo de negociação, precisa definir quem será o treinador do time no ano que vem. Jair Ventura surge como preferido pela nova diretoria santista.

De acordo com o presidente José Carlos Peres, o Santos deve anunciar nesta quarta-feira o novo diretor para comandar o futebol do clube. A partir de então, deve fazer uma nova proposta por Jair Ventura, que por enquanto segue como técnico do Botafogo.

"Na quarta vai ter definição do diretor executivo. Vamos correr contra o tempo. Estamos definindo o nome. Isso não significa o técnico amanhã, até porque o diretor vai participar dessa decisão. Tem que ser presidente, mas também uma decisão técnica, responsável. Precisamos de alguém que faça um bom trabalho no Paulista, Copa do Brasil e, principalmente, Libertadores", disse Peres, eleito presidente do Santos há menos de uma semana.

É justamente essa indefinição que emperra o andamento da negociação envolvendo Copete. Como não tem um treinador definido para 2018, o Santos evita conversar sobre a saída de qualquer atleta até que o novo comandante seja escolhido. De acordo com apuração da reportagem, a primeira proposta para Jair Ventura, por parte da nova diretoria, deve acontecer nesta quinta-feira.

Exigências fizeram Jair ser descartado por Modesto

Ale Cabral/AGIF
Jair Ventura é nome favorito da nova diretoria do Santos para assumir o comando do time em 2018

Então presidente do Santos, Modesto Roma Júnior negociava com alguns nomes para 2018 e chegou a conversar com Jair Ventura para assumir o comando técnico do time. No entanto, as exigências feitas pelo treinador do Botafogo afastaram o clube de um acordo. Zé Ricardo, do Vasco, se tornou o alvo do ex-presidente, mas o treinador sequer abriu negociação com o Santos, deixando claro o interesse de seguir em São Januário.

Com a derrota de Modesto Roma na eleição ocorrida neste sábado (9), o Santos voltou a ter Jair Ventura como a primeira opção para treinar o time em 2018. A expectativa da diretoria é que o acordo seja fechado até o fim de semana, para que o clube possa acelerar o planejamento da próxima temporada, que no primeiro semestre trem jogos pelo Campeonato Paulista, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro.

Copete agrada treinador e o bolso do Galo

Titular do Santos nas três últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o colombiano Copete não terminou o ano em alta no clube paulista. Alternando bons e maus jogos, o atleta de 29 anos não é tido como peça fundamental para 2018. Pelo contrário, o Santos enxerga no atacante uma boa chance de reforçar a equipe por meio de trocas. Por outro lado, Copete atende completamente o que procura o Atlético-MG.

Na parte técnica, o jogador possui o que o clube mineiro busca. Entre os reforços que vão chegar à Cidade do Galo para a próxima temporada, pelo menos dois vão ser jogadores velozes e que atuam pelos lados do campo. O nome de Copete foi avaliado e aprovado por Oswaldo de Oliveira.

Para completar, Copete não é o jogador caro, o que atende aos interesses da diretoria atleticana. A missão é reforçar o elenco, mas sem gastar muito dinheiro. A negociação envolvendo o colombiano não geraria custos para o Galo, uma vez que o negócio envolveria troca de jogadores e seria por empréstimo de uma temporada. Além disso, quando assinou contrato com o Santos, ele tinha um salário de R$ 120 mil mensais. Quantia inferior ao que ganhavam Marlone e Rafael Moura, por exemplo, e que não vão seguir na Cidade do Galo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos