Topo

Presidente do Barça reconhece ano problemático, mas defende decisões feitas

Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/12/2017 13h43

Em um evento tradicional de Natal promovido pelo Barcelona, o presidente Josep Maria Bartomeu admitiu que o ano do clube catalão foi problemático, mas opinou que a direção buscou resolver as dificuldades sempre com decisões que buscavam o melhor pela instituição. O dirigente discursou nesta quinta-feira (14) e defendeu as escolhas feitas ao longo de 2017.

“Foi um ano intenso, do ponto de vista esportivo e também social. Os episódios e dificuldades que encontramos, que foram muitos, nos ajudaram a melhorar e nos obrigaram a fazer mudanças”, discursou o dirigente.

Ao longo do ano, o clube catalão perdeu Neymar para o PSG, uma transação que abalou o moral e gerou uma série de medidas reativas, visando reforçar o elenco após a perda de uma peça fundamental para o futuro. Além disso, o time trocou de treinador e teve que buscar renovações com ídolos do clube, cujos contratos se encaminhavam para o fim.

“O adeus de Luis Enrique, a chegada de Valverde, as renovações de Busquets, Messi e Iniesta, a saída complicada de Neymar e o processo da Catalunha que afeta ao clube e a todos. São episódios complexos e difíceis que vivemos, soubemos enfrentar da melhor maneira possível”, opinou.

“Tomamos decisões nem sempre bem entendidas. Sempre tomadas buscando o melhor para o clube e para seus sócios”, completou.

Bartomeu destacou os novos projetos iniciados pelo Barcelona, como a fundação e as modalidades esportivas femininas, as quais ele afirma que o clube busca igualar às masculinas.

Apesar das dificuldades passadas especialmente na metade de 2017, o Barcelona lidera o Campeonato Espanhol com cinco pontos de vantagem em relação ao Valencia, sem ter sofrido nenhuma derrota na competição. Além disso, avançou às oitavas de final da Liga dos Campeões e segue vivo na Copa do Rei.