Topo

Atlético altera planejamento, mas promete time forte mesmo sem Libertadores

Alexandre Gallo é novo diretor de futebol do Atlético-MG - Pedro Souza/Clube Atlético Mineiro
Alexandre Gallo é novo diretor de futebol do Atlético-MG Imagem: Pedro Souza/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

15/12/2017 04h00

O Atlético-MG esperou dez dias após o encerramento do Campeonato Brasileiro para traçar seu planejamento para 2018. Como ficou em nono lugar no Brasileirão, a equipe alvinegra dependia do resultado do Flamengo, na Copa Sul-Americana, para saber se disputaria ou não a Copa Libertadores do ano que vem. Como o clube carioca foi derrotado pelo Independiente na decisão, o Galo está fora da Libertadores, após cinco participações consecutivas.

Sem vaga no principal torneio de clubes do continente, o planejamento atleticano mudou. Como deixou claro o diretor de futebol Alexandre Gallo, em coletiva concedida nessa quinta-feira, um dia depois da decisão da Copa Sul-Americana. Apesar de o Atlético não disputar a próxima Libertadores, o presidente Sérgio Sette Câmara promete uma equipe forte e competitiva para 2018.

“Vamos tentar qualificar melhor o grupo. Entendemos que precisamos de mais força, mais juventude. Temos trabalhado para fazer um time muito competitivo para o ano que vem. Vamos trabalhar muito pelo sucesso do clube”, comentou Sette Câmara, que desde a sua eleição tem tratado o Campeonato Brasileiro como obsessão.

Como não vai disputar a Libertadores, o Atlético vai faturar menos e perde um importante atrativo em negociações com reforços. Porém, Alexandre Gallo aposta no peso da camisa alvinegra para seduzir bons jogadores. No entendimento do novo diretor de futebol atleticano, o fato de não disputar a Libertadores não vai prejudicar o Atlético nas negociações em andamento.

“Apesar de os cenários serem distintos, entendemos que o Atlético está acima de tudo isso. A camisa do Atlético é um atrativo muito grande. É uma equipe que foi campeã da Libertadores, que conta com atletas de alto rendimento, de alto nível. Não é isso que vai atrapalhar nosso planejamento e nem os atletas que estão na nossa pauta”, analisou Alexandre Gallo.

Por enquanto, o único reforço anunciado pelo Atlético para 2018 é o volante Arouca. O jogador de 31 anos chega emprestado pelo Palmeiras, com vínculo até dezembro do ano que vem. A expectativa da diretoria do Galo é que até o Natal o clube possa anunciar mais alguns nomes. A pré-temporada do Atlético começa em 4 de janeiro, na Cidade do Galo. O primeiro compromisso de 2018 vai der no dia 17 do mesmo mês, contra o Boa Esporte, em Varginha, na estreia do Campeonato Mineiro.