Conmebol divulga ranking, e 4 brasileiros serão cabeças de chave

Do UOL, em São Paulo (SP)

  • false

    Copa Libertadores de 2018 contará com quatro brasileiros entre os cabeças de chave

    Copa Libertadores de 2018 contará com quatro brasileiros entre os cabeças de chave

Um dia antes dos sorteios para definir as chaves da Libertadores e da Copa Sul-Americana, a Conmebol divulgou na noite desta terça-feira o ranking atualizado dos clubes e definiu os cabeças de chave da competição. Serão quatro clubes do país (Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Santos) dentro do pote 1 da fase de grupos, acompanhados de Boca Juniors-ARG, River Plate-ARG, Atlético Nacional-COL e Peñarol-URU. O sorteio será às 21h (de Brasília) desta quarta-feira.

A definição dos cabeças de chave veio justamente pelo ranking da Conmebol. Dos quatro brasileiros presentes na competição, apenas gremistas ocupam o top-10 (terceiro lugar). O Santos é o 11º, o Corinthians o 12º e o Cruzeiro o 13º na classificação divulgada pela entidade.

Santistas, corintianos e cruzeirenses se beneficiaram pelas ausências de Atlético-MG e São Paulo na competição. O time alvinegro de Belo Horizonte ocupa o sétimo posto, o seu melhor na história, e fica fora do torneio. Já os são-paulinos aparecem logo atrás, em oitavo. Nacional -URU (5º) e Olimpia (9º), que jogam as fases preliminares, também não se credenciam ao pote 1 mesmo se avançarem.

O River Plate, da Argentina, lidera a classificação, acompanhado do segundo colocado Boca Juniors. O Atlético Nacional, campeão da Libertadores em 2016, ocupa a quarta posição, enquanto o Peñarol, outro cabeça de chave, é o sexto no ranking atualizado pela entidade sul-americana.

Os outros dois brasileiros classificados para a etapa dos grupos já sabem em quais potes estarão no sorteio desta quarta-feira. O Palmeiras, 22º, estará no segundo grupo ao lado do Independiente, campeão da Sul-Americana. Já o Flamengo, derrotado pelos argentinos na decisão e 35º na classificação, está no pote 3.

Vasco é cabeça de chave na segunda fase

O ranking divulgado também sentenciou a ordem das equipes nas fases mais preliminares da Libertadores. O Vasco será cabeça de chave na segunda fase ao lado de Nacional-URU, Santa Fé-COL, Guaraní-PAR, Independiente Del Valle-EQU, Jorge Wilstermann-BOL e Junior Barranquilla-COL.

O Unión Española, caso supere o Universidad Concepción nesta quarta-feira na disputa pela última vaga chilena, entra ao lado do Vasco. Caso o Concepción saia vencedor, o Melgar, do Peru, vira cabeça de chave. A Chapecoense, último representante brasileiro na competição, está no pote 2 nesta segunda fase da Libertadores.

Confira os potes da fase de grupos da Copa Libertadores

Pote 1:
River Plate-ARG (1º)
Boca Juniors-ARG (2º)
Grêmio (3º)
Atlético Nacional-COL (4º)
Peñarol-URU (6º)
Santos (11º)
Corinthians (12º)
Cruzeiro (13º)

Pote 2:
Independiente-ARG (31º, campeão sul-americana)
Emelec-EQU (14º)
Estudiantes-ARG (17º)
Cerro Porteño-PAR (18º)
Palmeiras (22º)
Bolívar-BOL (23º)
Libertad-PAR (24º)
Universidad de Chile-CHI (25º)

Pote 3:
The Strongest-BOL (26º)
Colo Colo-CHI (27º)
Racing-ARG (33º)
Flamengo (35º)
Defensor Sporting-URU (36º)
Alianza Lima-PER (58º)
Millonarios-COL (65º)
Real Garcilaso-PER (68º)

Pote 4:
Atlético Tucumán-ARG (88º)
Deportivo Lara-VEN (105º)
Delfín-EQU (206º)
Monagas-VEN (207º)
Classificado fase 2
Classificado fase 2
Classificado fase 2
Classificado fase 2

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos