Topo

Corinthians sofre sem Pablo, faz planos por Balbuena e terá solução caseira

Pablo já deixou o clube, que tenta manter Balbuena; contrato vai até fim de 2019 - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Pablo já deixou o clube, que tenta manter Balbuena; contrato vai até fim de 2019 Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

19/12/2017 04h00

A melhor defesa do último Campeonato Brasileiro é motivo de preocupação no Corinthians para 2018. Com Pablo a princípio descartado, o clube ainda trata sobre a renovação de contrato do paraguaio Balbuena, eleito para a seleção ideal do torneio. Se não fosse o bastante, a direção tenta atender a um antigo pedido de Fábio Carille, que gostaria de ter mais um reserva da zaga no grupo.

Em meio a todas essas situações, o Corinthians encaminhou apenas uma decisão. Cedido à Ponte Preta durante a temporada 2017, o zagueiro Yago foi avisado de que deve iniciar o ano ao lado do elenco principal e viajar para a pré-temporada na Flórida, nos Estados Unidos. Bastante utilizado no ano retrasado, o jogador deve ser a solução caseira ao lado dos jovens Pedro Henrique e Léo Santos.

Homem de confiança de Tite no banco de reservas em 2015, Yago herdou a titularidade de Gil no ano seguinte, mas a exemplo de todos os zagueiros do grupo não teve um desempenho muito seguro no Brasileirão. A serviço da Ponte Preta, fez bom trabalho no Campeonato Paulista, mas se lesionou na sequência e perdeu quase toda a temporada. A comissão técnica gostaria de um novo nome no setor, mas deve dar nova chance a Yago.

Balbuena: uma nova reunião no Paraguai

Na próxima quarta-feira (20), o gerente de futebol Alessandro Nunes e o presidente Roberto de Andrade devem se reunir em Assunção com Renato Bittar, agente do zagueiro Balbuena. Por ocasião da viagem para o sorteio da Copa Libertadores, a dupla irá tratar sobre a possível renovação de contrato com o paraguaio, que tem vínculo com o clube por apenas mais um ano.

Em setembro, na ida a Buenos Aires para a disputa da Copa Sul-Americana, o Corinthians entregou a Augusto, que também representa o zagueiro, uma oferta para renovação de contrato por mais quatro temporadas. A proposta, inicialmente, não seduziu o estafe de Balbuena, que deverá receber de Roberto e Alessandro uma nova versão com valores mais interessantes.

Apesar de possuir 100% de direitos econômicos de Balbuena, o Corinthians não tem interesse no momento em uma transferência do zagueiro, que aguarda pela chegada de ofertas do futebol italiano em janeiro. Em entrevistas na reta final do ano, o paraguaio não assegurou permanência no clube, embora se sinta muito bem adaptado e confortável como um dos principais jogadores do elenco corintiano.

Quem jogará na defesa com o paraguaio?

Além de lutar para assegurar a permanência de Balbuena, o Corinthians busca um substituto para Pablo e mantém um olho aberto para a situação de seu titular de 2017. Único jogador sondado de quem se teve notícia, Henrique, do Fluminense, representaria uma negociação de valores muito elevados, já que seus salários nas Laranjeiras são de aproximadamente R$ 450 mil mensais.

Depois de não entrar em acordo pela permanência, Pablo também não dá sinais de que está próximo de acertar com uma nova equipe. Ele chegou a receber sondagens de Palmeiras e Atlético-MG, mas nenhuma negociação avançou devido aos valores que seriam envolvidos na operação.

Desgastado com o presidente Roberto de Andrade, o estafe de Pablo, por sua vez, já deu sinais de que após as eleições no Corinthians, em 3 de fevereiro, poderá reabrir conversas no Parque São Jorge.