Topo

Brasileiros marcam, mas Liverpool deixa escapar vitória contra Arsenal

Alastair Grant/AP
Imagem: Alastair Grant/AP

Do UOL, em São Paulo

22/12/2017 19h37

Liverpool e Arsenal protagonizaram um empolgante empate nesta sexta-feira (22), na partida de abertura da 19ª rodada do Campeonato Inglês. Visitante no Emirates Stadium, o time do norte da Inglaterra abriu dois gols de vantagem sobre os londrinos, mas cedeu a virada e ainda teve forças para buscar o empate por 3 a 3.

Philippe Coutinho, Salah e Roberto Firmino marcaram pelo Liverpool, enquanto Sánchez, Xhaka e Özil fizeram pelo time da casa.

O resultado não alterou em nada a situação dos dois times na tabela do Inglês. O Liverpool iniciou a rodada com 34 pontos e foi a 35, enquanto o Arsenal foi a 34 com o empate. Eles seguem como quarto e quinto colocados, respectivamente.

Os londrinos correm risco de perder a posição no complemento da rodada, pois o Burnley pode chegar a 35 em caso de vitória sobre o Tottenham, que também pode passar o Arsenal em caso de resultado positivo – igualaria o rival em pontos, mas o superaria nos critérios de desempate.

Philippe Coutinho - Eddie Keogh/Reuters - Eddie Keogh/Reuters
Imagem: Eddie Keogh/Reuters

 

Pequenino, Philippe Coutinho marca de cabeça

Jogando pelo lado esquerdo do meio-campo, Philippe Coutinho teve boa participação no Emirates, se envolvendo nas jogadas ofensivas e abrindo o placar aos 26min, após um rápido contragolpe. Salah disparou pela direita e tentou um cruzamento. Koscielny desviou, a bola ficou pendurada no ar e Philippe Coutinho escorou de leve com a cabeça, encobrindo o goleiro Petr Cech na pequena área. Foi o primeiro gol do tipo do meia pelo Liverpool.

Roberto Firmino brilha no 2º tempo

O camisa 9 teve uma participação notável, mostrando sua tradicional mobilidade para sair da área pelos lados ou mesmo para permitir a infiltração de colegas de time. Foram três boas chances no primeiro tempo, duas com cabeçadas (uma defendida, outra mandada à direita de Cech) e um quase golaço da entrada da área, que tocou na parte de cima da rede, pelo lado de fora. No segundo tempo, o brasileiro foi crucial para o resultado final, servindo Salah para o segundo do Liverpool e marcando o terceiro após belo passe de Can – com uma ajudinha de Cech.

Liverpool comemora gol - Eddie Keogh/Reuters - Eddie Keogh/Reuters
Imagem: Eddie Keogh/Reuters

Liverpool engole Arsenal no primeiro tempo

Vindo de quatro vitórias avassaladoras fora de casa, o liverpool voltou a se apresentar bem longe dos seus domínios. Com marcação alta, a equipe de Philippe Coutinho e Roberto Firmino dominou os londrinos, sufocando a saída de bola dos anfitriões e chegando repetidas vezes à meta de Cech. Foram duas chances perdidas até Coutinho abrir o marcador, mas o Liverpool manteve a postura ousada até o final do primeiro tempo. Com a pontaria pouco afiada, no entanto, o jogo foi para o intervalo com a vantagem mínima.

Özil comemora virada do Arsenal - Adrian Dennis/AFP - Adrian Dennis/AFP
Imagem: Adrian Dennis/AFP

Após 2 a 0 contra, Arsenal reage

O Liverpool iniciou o segundo tempo da mesma forma que terminou ao primeiro: com transição rápida e pressão na saída do Arsenal. O time visitante levou sete minutos para ampliar, com o artilheiro Salah. O que se viu nos cinco minutos seguintes foi uma reação impressionante - não surpreendente - dos londrinos. Aproveitando a vulnerabilidade defensiva da equipe de Klopp, o Arsenal descontou com Sánchez aos 8min, empatou com Xhaka aos 11min e virou com Özil aos 13min. O Liverpool ainda teve forças para se recompor e buscar a igualdade com Firmino, que fez o último gol da noite aos 26min.

Ficha técnica

Arsenal 3 x 3 Liverpool

Data: 22 de dezembro de 2017
Hora: 17h45 (de Brasília)
Local: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra)
Gols: Philippe Coutinho 26' 1ºT, Salah 7' 2ºT e Roberto Firmino 26' 2ºT (Liverpool); Alexis Sánchez 8' 2ºT, Xhaka 11' 2ºT e Özil 13' 2ºT

Arsenal: Cech, Bellerin, Koscielny, Nacho Monreal (Mustafi), Maitland-Niles; Wilshere, Xhaka, Iwobi (Welbeck), Özil, Sánchez (Walcott); Lacazette. Técnico: Arsene Wenger.

Liverpool: Mignolet, Gomez, Lovren, Klavan e Robertson; Can, Henderson (Milner) e Coutinho (Oxlade-Chamberlain); Salah, Roberto Firmino e Mané (Wijnaldum). Técnico: Jürgen Klopp.