Topo

Fla entrega defesa à Conmebol e pede audiência por confusão no Maracanã

O departamento jurídico do Flamengo entregou a defesa sobre os tumultos à Conmebol - Vinicius Castro/UOL
O departamento jurídico do Flamengo entregou a defesa sobre os tumultos à Conmebol Imagem: Vinicius Castro/UOL

Pedro Ivo Almeida e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/12/2017 14h44

O departamento jurídico do Flamengo entregou nesta sexta-feira (22) à Conmebol a defesa sobre os episódios violentos na decisão da Copa Sul-Americana contra o Independiente-ARG, no Maracanã. O clube havia pedido mais um dia de prazo para reunir todos os argumentos necessários no ofício.

No documento, além de toda a defesa, o clube solicitou uma audiência presencial na Unidade Disciplinar da Conmebol, no Paraguai, para esclarecer o caso.

Agora, o Rubro-negro só aguarda. O resultado do pedido será conhecido entre os dias 8 e 12 de janeiro - com a marcação da audiência solicitada. No documento entregue pelo Flamengo consta boa parte dos argumentos levados diretamente ao Ministério Público.

O clube carioca pode sofrer punições que vão desde advertência, multa de US$ 400 mil, perda de mando de campo, obrigação de tirar partidas do país e até exclusão de competições.

O Flamengo foi denunciado pelo Tribunal de Disciplina da Conmebol em dois artigos. O 11.2 trata de lançamento de objetos em campo, uso de fogos de artifício, falta de ordem antes, durante e após a partida, além da não identificação de causadores de agressões e tumultos.

No regulamento da Copa Sul-Americana, o clube terminou denunciado no aspecto que trata da segurança da partida e responsabilidade por organizá-la. Também houve denúncia sobre os episódios violentos na porta do hotel que recebeu a delegação do Independiente.

A defesa do Rubro-negro está com o advogado Michel Asseff Filho. Internamente, o clube acredita em uma punição, mas não crê em exclusão da Copa Libertadores.