Topo

Papai Noel? Veja quem seu time já trouxe antes do Natal

Montagem/UOL
Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em Santos (SP)

23/12/2017 04h00

O Natal ainda não chegou, mas alguns clubes já trataram de se reforçar para a próxima temporada. Até aqui, Palmeiras e Atlético-MG foram os times que mais contrataram (quatro jogadores cada). Em contrapartida, alguns deles, como Flamengo, Botafogo e Fluminense, ainda não oficializaram nenhum jogador.

PALMEIRAS

Palmeiras anuncia acerto com Lucas Lima - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter
Diogo Barbosa - O Palmeiras comprou o lateral esquerdo do Cruzeiro para reforçar uma posição carente. Com as saídas de Egídio e Zé Roberto, a equipe também contará com o reforço de Victor Luís, que volta do Botafogo.

Lucas Lima - Sem contrato na Vila Belmiro, o meio-campista assinou por cinco anos com o Palmeiras para tentar melhorar o setor criativo da equipe, que sofreu com a irregularidade de Moisés e Guerra em 2017.

Emerson Santos - Apontado como aposta para o futuro, o zagueiro estava no Botafogo e foi afastado porque não quis renovar. Chegou sem custos de transação ao Palmeiras e deve ter ainda mais chance no meio do ano, com a saída de Mina.

Weverton - Sem poder confiar nas condições físicas de Jaílson e Fernando Prass, o Palmeiras achou melhor contratar um goleiro e, a exemplo do que fez com as outras contratações, pegou um jogador que estava em fim de contrato.

ATLÉTICO-MG

Ricardo Oliveira comemora gol do Santos contra o Vasco pelo Campeonato Brasileiro - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF
Erik - Chega ao Atlético-MG por empréstimo de uma temporada. Sem se firmar no Palmeiras, o atacante foi uma indicação de Alexandre Gallo, novo diretor de futebol do clube, à comissão técnica.

Arouca - Foi o primeiro reforço do Atlético-MG para 2018. O volante também assina por empréstimo de uma temporada. Ele foi contratado a pedido de Oswaldo de Oliveira, com quem trabalhou anteriormente no Palmeiras.

Samuel Xavier - Chega também por indicação do técnico. O lateral direito trabalhou com o comandante no Sport e assina por um ano. Ele é o substituto de Marcos Rocha.

Ricardo Oliveira - Atacante é a quarta contratação do Atlético-MG para a temporada que vem. Aos 37 anos, Ricardo Oliveira não vem de uma boa temporada com o Santos, marcando apenas 12 gols e realizando duas assistências em 40 jogos pelo Peixe.

INTERNACIONAL

Roger comemora gol do Botafogo - Vitor Silva/SSPress/Botafogo - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Roger - Chegou do Botafogo ao fim de contrato, assinou por dois anos e concorre por vaga com Leandro Damião.

Gabriel Dias - Assinou por dois anos após se destacar pelo Paraná. Sera alternativa a Dourado e Edenilson.

Ruan - Emprestado pelo Barra da Tijuca por um ano, é considerado aposta valiosa.

CORINTHIANS

Júnior Dutra assinou contrato de dois anos com o Corinthians - Agência Corinthians - Agência Corinthians
Imagem: Agência Corinthians
Júnior Dutra - Ex-atacante do Avaí, ele assinou com o Corinthians por duas temporadas e foi o primeiro nome novo confirmado para 2018. Aprovado por Fábio Carille, Dutra pode atuar como atacante pelos lados ou como centroavante. 

Renê Júnior - O contrato com o volante já está pronto para ser assinado e deverá ser válido por três temporadas. Destaque do Bahia no ano passado, será novidade no setor mais concorrido do Corinthians.

VASCO

Rildo disputa bola em Coritiba e Ponte Preta pelo Campeonato Brasileiro - Divulgação/Coritiba - Divulgação/Coritiba
Imagem: Divulgação/Coritiba
Leandro Desábato - Volante de 27 anos foi revelado pelo Velez Sarsfield, única equipe que defendeu profissionalmente. É primo de Desábato, zagueiro que Grafite acusou de racismo em 2005, quando ainda jogava no São Paulo.

Rildo - Segundo reforço anunciado pelo Vasco. Atacante defendeu o Coritiba no último Campeonato Brasileiro e foi um dos pedidos do técnico Zé Ricardo, que desejava um homem de frente que atuasse pelos lados do campo.

SANTOS

Jair Ventura em treino do Botafogo nesta quarta-feira no Engenhão - Vítor Silva/SSPress/Botafogo - Vítor Silva/SSPress/Botafogo
Imagem: Vítor Silva/SSPress/Botafogo
Jair Ventura - Acertou sua saída do Botafogo na última sexta-feira (22) e é o novo técnico do Santos para a temporada 2018. O clube da Vila Belmiro pagará a multa rescisória de R$ 760 mil para contar com o treinador.

Romário - Único jogador contratado pelo Santos para 2018, ainda na gestão de Modesto Roma, em outubro deste ano. O lateral esquerdo de 25 anos foi um dos destaques do Ceará na Série B e ajudou o time a conquistar o acesso à elite.

CRUZEIRO

Fred já vestido com a camisa do Cruzeiro - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Egídio - O lateral esquerdo retorna à Toca da Raposa II por duas temporadas. Ele é o substituto de Diogo Barbosa, vendido ao Palmeiras.

Fred - Atacante deixou o Atlético-MG na última sexta e já neste sábado foi anunciado como reforço pelo Cruzeiro. O vínculo do jogador de 34 anos terá duração de três temporadas.

SÃO PAULO

Jean - Érico Leonan / saopaulofc.net - Érico Leonan / saopaulofc.net
Imagem: Érico Leonan / saopaulofc.net
Jean - O goleiro foi o primeiro reforço oficializado pelo São Paulo para 2018 - o anúncio aconteceu na última sexta-feira (22). Jean, de 22 anos, destacou-se pelo Bahia no último Brasileiro e deve se apresentar com os novos companheiros no dia 3 de janeiro, no CT da Barra Funda.

Jucilei - A renovação do contrato do volante Jucilei pode ser considerado um presente de Natal. Afinal, nem mesmo o presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, acreditava que seria possível por conta da dificuldade para negociar com os chineses do Shandong Luneng. Com o diretor executivo de futebol Raí na negociação, o Tricolor acertou contrato de quatro anos.

GRÊMIO

Renato Gaúcho comanda o Grêmio na tarde desta terça, nos Emirados Árabes - AFP - AFP
Imagem: AFP
Renato Gaúcho - A renovação de contrato do técnico Renato Gaúcho foi a única contratação do Grêmio até aqui. O treinador campeão da Libertadores assinou por um ano.