Topo

Morre Edu Ferreira, jogador de 20 anos, que atuava por clube português

Divulgação/Boavista
Imagem: Divulgação/Boavista

Do UOL, em São Paulo

24/12/2017 16h25

Por meio de um pronunciamento nas redes sociais, o clube português Boavista anunciou na manhã deste domingo (24) a morte de Edu Ferreira. O jogador, de apenas 20 anos, lutava contra um câncer.

Pela página oficial do clube no Facebook, o Boavista disse que Edu partiu mas continua vivo com eles, nunca deixando o clube.

“Edu partiu, mas nunca nos vai deixar! Compreender a partida pode ser algo muito difícil, principalmente quando a tristeza bate à nossa porta porque acabamos de perder um dos nossos”, escreveu o clube do Porto (Portugal).

Em novembro de 2016, o jogador foi diagnosticado com um tumor no fémur da perna direita. Desde que a doença foi descoberta, Edu interrompeu sua atuação dentro dos campos e focava no seu tratamento.

Ainda em novembro do ano passado, o clube abriu uma conta coletiva para que torcedores pudessem contribuir para que o Boavista conseguisse cumprir com as tarefas financeiras que tinha com o jogador.

O jovem Edu, que é conhecido como Edu Ferreira, subiu da equipe sub-19 do clube para o time principal do Boavista na época entre 2016 e 2017.

Veja o pronunciamento por completo:

Caso parecido no Brasil

Também nesta semana, o Avaí lamentou pelas suas redes sociais a morte de um jovem jogador. Na manhã da última quinta-feira (21), o volante Renanzinho faleceu com apenas 20 anos de idade. O jogador lutava contra um tumor no cérebro, descoberto também há 2 anos.

Renanzinho era um promissor talento. Nascido em Rondônia, o jogador chegou em Florianópolis há seis anos e fez sucesso nas categorias de base do clube. No início de 2016, a trajetória do jogador foi interrompida no time por relatos de problemas de visão, causados pelo tumor.

Durante o período de tratamento, Renan passou por duas cirurgias e conseguiu retirar 70 % do tumor. Entretanto, a segunda operação causou sequelas e o jogador teve os movimentos do lado direito do seu corpo comprometidos.

O tumor estava perto da área que controla a respiração e os movimentos de nosso corpo.