Topo

Melhor jogador do mundo em 1995 é eleito presidente da Libéria

Thierry Gouegnon/Reuters
Imagem: Thierry Gouegnon/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/12/2017 16h43

Agora é oficial: Após muita confusão, George Weah finalmente foi aclamado presidente da República da Libéria nesta quinta-feira (28). O ex-jogador de futebol bateu o situacionista Joseph Boakai, que é vice da atual presidente Ellen Johnson Sirleaf.

Segundo a Comissão Eleitoral do país, que computou 98.1% dos votos, 61.5% foram para o melhor jogador do mundo em 1995, quando atuava pelo Milan. Boakai conquistou 38.5%.

O resultado das eleições estavam para sair na última quarta-feira e o próprio Weah já havia comemorado o resultado um dia antes da oficialização da sua vitória. No entanto, o processo acabou ficando para esta quinta-feira, quando de fato o oposicionista bateu o candidato da situação.

Antes disso, Weah havia sido o candidato mais votado no primeiro turno, mas não conseguiu superar os 50% necessários para vencer de imediato. A eleição definitiva foi realizada nesta quarta após dois adiamentos por denúncias de fraude.

No cargo, Weah vai suceder Ellen Johnson Sirleaf, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz e que venceu o ex-jogador em eleição disputada em 2005. Em sua carreira profissional, que começou em 1985 e terminou em 2003, Weah defendeu Monaco, Paris Saint-Germain, Milan, Chelsea e Manchester City, entre outros clubes.