Fator Michel. Primeira ação do Grêmio no mercado é nova aposta 'sem nome'

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Divulgação/Grêmio

    Thaciano, ex-Boa Esporte, chega ao Grêmio por empréstimo de dois anos

    Thaciano, ex-Boa Esporte, chega ao Grêmio por empréstimo de dois anos

Em 2016 foi Michel e em 2017 é Thaciano. O Grêmio inicia suas ações no mercado da bola atual tal qual fez um ano atrás. Com uma nova aposta desconhecida, o Tricolor sinaliza uma política que foge do lugar comum e busca nomes que possam gerar lucros maiores no futuro.

Thaciano é mais jovem que Michel, mas o Grêmio se inspira na história do volante para esperar boa resposta da nova aposta.

Michel foi o primeiro reforço anunciado pelo Grêmio no final de 2016, em negócio junto ao Novorizontino e depois de boa temporada jogando pelo Atlético-GO. Ainda no primeiro semestre do ano, ele entrou no time titular e não saiu mais.

As atuações foram tão boas que o Grêmio se antecipou em cerca de três meses ao decidir exercer a opção de compra. Ainda em outubro, o Tricolor alinhou o pagamento de cerca de R$ 1,3 milhão pelos direitos de Michel. Aos 27 anos, ele agrada pela imposição física e bom passe. Na janela de agosto, dois times da Itália sinalizaram interesse. O Grêmio e o Novorizontino descartaram negócio.

Com Thaciano o plano é começar diferente. O meia-atacante marcou 10 gols pelo Boa Esporte na Série B e começará a temporada no time de transição. De lá, ele deve ser promovido ao grupo principal que jogará a Libertadores, Recopa, Copa do Brasil e Brasileirão.

Aos olhos da direção do Grêmio, Thaciano pode ser uma opção ofensiva. Atuando como meia centralizado ou aberto por um dos lados do campo. O chute de longa distância e a chegada à área adversária agradam. Ainda assim, o Tricolor admite que o reforço carece de aprimoramento.

O negócio por Thaciano, como foi com Michel, foge a regra do mercado brasileiro. E ao próprio histórico do Grêmio. Por anos e anos a fio, o Tricolor preferiu investir em nomes de peso (e caros) na largada do mercado. Agora, campeão da Libertadores e com histórico favorável de apostas, o clube gaúcho segue caminho distinto.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos