Topo

Sabia não? São Paulo tenta contratação do atacante Marinho, ex-Vitória

Marinho atua pelo Changchun Yatai, no futebol chinês - Reprodução/Facebook
Marinho atua pelo Changchun Yatai, no futebol chinês Imagem: Reprodução/Facebook

Bruno Grossi e Jeremias Werneck

Do UOL, em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS)

30/12/2017 13h01

O São Paulo definiu um alvo para reforçar o setor ofensivo. O atacante Marinho, que se notabilizou pela boa temporada no Vitória em 2016, foi procurado pelo Tricolor. O jogador de 27 anos está no futebol chinês e defende o Changchun Yatai, que o comprou no fim de 2016 por 5 milhões de euros (R$ 17,8 milhões pelos valores da época).

A reportagem do UOL Esporte apurou que os são-paulinos já até entraram em contato com os chineses. A pedida dos asiáticos é mantida em sigilo, mas são consideradas altas. Até por isso, o Grêmio não conseguiu avançar quando teve o atleta oferecido recentemente. O contrato de Marinho com o Yatai tem mais dois anos de duração.

O clube chinês tem 100% dos direitos do atacante, que saiu do Brasil badalado e disputado após marcar 21 gols em 43 jogos pelo Vitória em 2016. Na ocasião, grandes clubes do país o disputaram, com o Flamengo chegando bem perto da contratação. O São Paulo, já naquele momento, demonstrou interesse em negociar.

Marinho se enquadra no perfil de "ponta agressivo" perseguido pela comissão técnica de Dorival Júnior. É habilidoso, veloz, não se intimida com os marcadores e gosta de arriscar para o gol, com potente pé esquerdo. A fase artilheira no Vitória reforça essa visão, embora na China o atacante tenha marcado somente três gols em 17 atuações.

Se a negociação evoluir, o São Paulo será o décimo clube brasileiro da carreira de Marinho. O atleta natural de Penedo, nas Alagoas, foi revelado nas categorias de base do Internacional e já defendeu Caxias, Paraná Clube, Ituano, Goiás, Náutico, Ceará e Cruzeiro, além do Vitória.