Grêmio quer usar Marcelo Oliveira como coringa da defesa em 2018

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Lucas Uebel/Grêmio FBPA

    Marcelo Oliveira deverá ser usado mais vezes como zagueiro no Grêmio

    Marcelo Oliveira deverá ser usado mais vezes como zagueiro no Grêmio

O Grêmio de 2018 vai explorar mais a polivalência de Marcelo Oliveira, 30 anos. Lateral esquerdo reserva ao longo da temporada, o camisa 26 deverá ser preparado de forma mais acentuada para atuar também como zagueiro. A função não é novidade para o jogador, mas a partir de janeiro deverá constar com mais frequência no dia a dia do atleta.

Marcelo Oliveira perdeu a titularidade na lateral para Bruno Cortez ao longo do ano, mas ainda é visto como uma peça importante no grupo. Não só pela liderança.

Ex-Corinthians, Cruzeiro e Palmeiras, Oliveira agrada a comissão técnica e diretoria. As lesões em série ao longo de 2017 alijaram o jogador de seguir no time titular – como foi na campanha do penta da Copa do Brasil, na temporada anterior.

O plano de transformar Marcelo Oliveira em zagueiro deve ser colocado em prática já na pré-temporada. Com atuações em treinos na função e até trabalhos específicos para desenvolver atributos necessários. A ideia é ganhar uma alternativa dupla, um coringa de fato.

No final de 2014, quando foi anunciado, Marcelo Oliveira teve a polivalência destacada pela diretoria. O jogador chegava para ser opção real como volante, lateral e zagueiro. Acabou se fixando como lateral esquerdo e atuou nas outras funções somente por contingência.

Em 2017, por exemplo, jogou na zaga durante duelo com o Palmeiras na Arena. No intervalo, foi recuado para substituir Bruno Rodrigo – lesionado durante o primeiro tempo. Em 2018 estará mais presente como alternativa aos dois zagueiros titulares: Geromel e Kannemann.

Para zaga, o Grêmio terá na arrancada da temporada quatro nomes: Geromel, Kannemann, Bressan (acertado para renovar por mais dois anos) e Rafael Thyere. Marcelo Oliveira aumenta a lista para cinco opções.

O Grêmio abre a temporada com o chamado time de transição, formado por jovens. Essa equipe jogará as primeiras rodadas do Gauchão e o grupo campeão da Libertadores retoma os treinos a partir de 18 de janeiro. Marcelo Oliveira estará nessa segunda leva e sendo trabalhado para ser um verdadeiro coringa.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos