Topo

Zé Roberto dá palestra, faz gol e terá convite da Lusa para jogar A2

Time da Copa São Paulo ouviu palavras motivacionais do ex-jogador no CT - Divulgação/Portuguesa
Time da Copa São Paulo ouviu palavras motivacionais do ex-jogador no CT Imagem: Divulgação/Portuguesa

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

31/12/2017 04h00

Por meio de uma publicação no Instagram, a Portuguesa anunciou na manhã do último sábado que o experiente Zé Roberto, aposentado desde o fim do Brasileirão, voltaria a vestir as cores do clube onde foi revelado. A princípio, o ex-jogador de 43 anos acertou para jogar um torneio amistoso chamado Copa Rubro-Verde nos dias 4 e 7 de janeiro de 2018. Segundo apurou o UOL Esporte, no entanto, a Lusa fará um convite para que Zé Roberto dispute a Série A2 do Campeonato Paulista no primeiro semestre do ano que vem.

Será durante a preparação deste torneio festivo que o ex-jogador, hoje assessor técnico do Palmeiras, será consultado sobre o desejo de voltar à atividade em partidas oficiais pela Portuguesa. Internamente, o clube reconhece que será difícil mudar os planos do ex-jogador, mas tem esperança que possa convencê-lo pelo fator emocional. 

O clube decidiu fazer o convite porque percebeu o ex-jogador bastante aberto e solícito a todas as conversas e contatos neste início de relação. Tanto é que Zé Roberto deu uma palestra motivacional no Parque Ecológico do Tietê aos jogadores da base da Portuguesa que participarão da Copa São Paulo de Juniores em janeiro. Ele até disputou um jogo-treino contra o sub-20 representando o time profissional, que é comandado pelo ex-atacante Guilherme Alves.

De acordo com relato do site Net Lusa, os profissionais venceram a base por 3 a 0 nesta atividade e Zé Roberto fez um dos gols - Bruno Duarte e Luizinho completaram o placar. A Portuguesa estreia na Série A2 do Campeonato Paulista em 17 de janeiro, quando enfrenta o Batatais no Canindé.

Zé Roberto em treino da Portuguesa - Divulgação/Portuguesa - Divulgação/Portuguesa
Sem jogar desde novembro, Zé Roberto fez gol em jogo-treino realizado neste sábado
Imagem: Divulgação/Portuguesa

Zé Roberto se despediu do futebol em 27 de novembro, com a camisa do Palmeiras. Pouco depois, ele aceitou um chamado do clube para trabalhar como assessor técnico, uma função administrativa entre grupo de jogadores e diretoria. É justamente o novo cargo no clube onde encerrou a carreira que pode inviabilizar o prolongamento da carreira.

Revelação das categorias de base da Lusa, Zé Roberto tem 132 partidas pelo clube e foi vice-campeão brasileiro em 1996, quando o time foi derrotado pelo Grêmio na final. No ano seguinte, ele foi vendido ao Real Madrid e consolidou carreira internacional, com passagens destacadas por Bayer Leverkusen, Bayern de Munique e Hamburgo, na Alemanha, além dos brasileiros Santos, Grêmio e Palmeiras, em que se aposentou aos 43 anos.

Zé Roberto dizia publicamente que tinha desejo de pendurar as chuteiras no clube onde teve as primeiras chances, mas a oportunidade só apareceu depois da confirmação da aposentadoria. Nos dias 4 e 7 de janeiro ele estará em campo em um campeonato amistoso que reúne outros três times chamados Portuguesa: a de Santos, a do Rio de Janeiro e a de Londrina. O evento festivo já tem ingressos à venda e será realizado no estádio do Canindé.